Os golos de Luis Diaz, Mac Allister, Gakpo, Salah e Udogie, na própria baliza, encerraram uma campanha notável dos Reds, que, sob o comando do novo treinador Arne Slot, arrasaram o resto da competição, com 25 vitórias nos primeiros 34 jogos.
Recorde as incidências da partida
Muitos esperavam uma temporada de transição para o Liverpool após a saída de Jurgen Klopp no final de 2023/24, no entanto, o treinador neerlandês começou a trabalhar em Merseyside, levando o clube ao segundo título em seis anos.
A surpreendente derrota em casa com o Nottingham Forest, em meados de setembro, precedeu uma série invicta de 26 jogos, com os comandados de Slot a distanciaram-se dos concorrentes mais próximos, o Arsenal e o atual campeão Manchester City, proporcionando muitos momentos memoráveis ao longo do caminho.
No Flashscore, escolhemos vários dos principais jogos que ajudaram a impulsionar o Liverpool para um recorde de 20.º título da primeira divisão.
Manchester United 0 - 3 Liverpool
Depois de começar a temporada com duas vitórias por 2-0, sobre Ipswich e Brentford, o primeiro grande teste de Slot como técnico do Liverpool foi contra o Manchester United, num confronto entre os dois clubes mais bem-sucedidos da Inglaterra.
Trent Alexander-Arnold já tinha visto um golo anulado por fora de jogo nos primeiros 10 minutos, antes de Luis Diaz marcar duas vezes, para colocar os Reds em vantagem ao intervalo.
O talismã Mohamed Salah acrescentou um terceiro golo antes da hora marcada, com um remate de pé esquerdo que é a sua imagem de marca, e o Liverpool foi mais brando na fase final, castigando uma prestação lamentável dos anfitriões.
Foi uma declaração de intenções antecipada dos homens de Slot, que merecidamente receberam a aclamação dos adeptos no apito final, com o nome do técnico neerlandês a soar em Old Trafford.
Liverpool 2 - 1 Brighton
As vitórias com reviravolta são a marca registrada de qualquer temporada de conquista de título, e o Liverpool produziu uma crucial no início de novembro para continuar o seu crescente impulso.
Num dia em que tanto o Arsenal como o Manchester City sofreram derrotas dolorosas, os Reds evitaram um destino semelhante graças a uma excelente reviravolta na segunda parte contra o Brighton.
A equipa de Slot, que estava a perder ao intervalo com um belo golo de Ferdi Kadioglu, fez valer a força de Anfield e empatou merecidamente a partida aos 70 minutos, através de um cruzamento da esquerda, de Cody Gakpo, que entrou no ângulo.
Menos de dois minutos depois, os anfitriões estavam na frente, com um contra-ataque de tirar o fôlego, envolvendo Diaz e Curtis Jones, que culminou com um remate sublime de Salah ao ângulo superior, levando o Kop ao delírio.
Southampton 2 - 3 Liverpool
Poucas semanas depois, os Reds conseguiram outra reviravolta dramática, desta vez diante do Southampton, quando Salah marcou dois gols e aumentou para oito pontos a vantagem dos visitantes na liderança da Premier League.
Depois de abrir o marcador com o primeiro golo de Dominik Szoboszlai na temporada, o Liverpool foi castigado por alguns erros defensivos pouco caraterísticos, com os Saints a chegarem a uma surpreendente vantagem de 2-1 aos 56 minutos.
No entanto, com as costas contra a parede, Salah mais uma vez deu um passo à frente para a equipa de Slot, finalizando habilmente a partir de uma assistência de Ryan Gravenberch, antes de despachar com frieza uma grande penalidade a sete minutos do fim para garantir os três pontos.
Liverpool 2 - 0 Manchester City
Depois de uma vitória dominante na Liga dos Campeões sobre o Real Madrid, a meio da semana, o Liverpool estava absolutamente a voar quando o atual campeão Manchester City visitou Anfield, no início de dezembro.
Os homens de Slot entraram a todo o gás contra os Cityzens, marcando o primeiro golo logo aos 12 minutos, quando Salah rematou com precisão para o fundo das redes.
O golo deu o mote para uma exibição impressionante do Liverpool e, depois de várias oportunidades desperdiçadas, o clube acabou por garantir a vitória com um golo de Salah na segunda parte.
Foi uma atuação que reforçou as credenciais dos Reds para o título, já que Pep Guardiola foi alvo de cânticos de "vais ser despedido de manhã" por parte dos adeptos da casa.
Brentford 0 - 2 Liverpool
Com quatro pontos de vantagem sobre o Arsenal, o Liverpool sabia que um resultado positivo em Brentford consolidaria o seu lugar no topo da Premier League.
No entanto, foi uma tarde frustrante para os Reds, com a equipa de Thomas Frank a contribuir para um jogo muito competitivo no oeste de Londres.
O Liverpool precisava de um momento de inspiração para quebrar o impasse e isso finalmente aconteceu nos descontos, quando o cruzamento de Alexander-Arnold foi desviado pelo substituto Darwin Núñez, provocando cenas selvagens de comemoração nas bancadas.
Dois minutos depois, o uruguaio fez o segundo para selar uma vitória crucial, com o Liverpool a conseguir mais uma vitória fora de casa.
Manchester City 0 - 2 Liverpool
Depois de empatar dois dos três jogos anteriores no Campeonato Inglês, os Reds voltaram a vencer com uma atuação brilhante na casa do atual campeão.
Após um canto bem trabalhado, Salah abriu o marcador para o Liverpool logo no início da partida, e o egípcio mostrou-se muito perigoso para o City, ao provocar Szoboszlai para marcar o segundo golo antes do intervalo.
Com uma vantagem de dois golos, os homens de Slot mantiveram-se firmes sob pressão na segunda parte para fechar uma vitória decisiva, completando uma rara dobradinha na liga sobre os Cityzens.
Liverpool 1 - 0 Everton
Depois de James Tarkowski ter empatado o jogo aos 90+8 minutos no Goodison Park apenas sete semanas antes, os Reds conquistaram o direito de se gabar em Merseyside, com um triunfo difícil contra os Toffees.
Um início de jogo frustrante abriu caminho para uma reviravolta monumental pouco antes da hora de jogo, quando Diogo Jota conseguiu o importante golo da vitória.
O português recebeu a bola de Luis Diaz e passou por dois adversários antes de rematar para a baliza de Jordan Pickford.
O resultado deixou o Liverpool com 12 pontos de vantagem e a equipa de Slot deu mais um passo de gigante rumo ao título.
Leicester City 0 - 1 Liverpool
Sem que nada separasse Leicester e Liverpool aos 70 minutos, Alexander-Arnold entrou em campo, cinco semanas depois de ter lesionado o tornozelo na derrota dos Reds para o Paris Saint-Germain, na Liga dos Campeões.
As vaias do público presente saudaram o lateral, que em breve deixará de ser contratado e cuja transferência para o Real Madrid está em fase final.
No entanto, o seu impacto contra os Foxes foi imenso: cinco minutos depois da sua entrada em campo, Alexander-Arnold fez um remate de pé esquerdo que passou por Mads Hermansen para finalmente quebrar a resistência do Leicester.
Alexander-Arnold arrancou a camisola para festejar, recebendo os aplausos dos adeptos pelo que poderá ser o seu último golo pelo seu clube de infância.