Um clube pode iniciar conversações com qualquer jogador cujo contrato termine dentro de seis meses, desde que este atue numa liga doméstica diferente da do clube interessado.
Por exemplo, o Manchester United pode negociar com um jogador da LaLiga cujo contrato termine no final de junho, mas não com alguém da Premier League na mesma situação; neste caso, só é possível tentar contratar jogadores da mesma liga doméstica no último mês de contrato.
O Flashscore apresenta-lhe os melhores potenciais jogadores livres para cada posição em 2026.
Guarda-redes
Vários guarda-redes de renome aproximam-se do final dos seus contratos, sendo Mike Maignan (AC Milan) o nome mais sonante da lista.
O internacional francês é titular tanto no clube como na seleção, sendo atualmente peça fundamental de um Milan que luta pelo título da Serie A, o que pode indicar uma renovação, embora vários grandes clubes estejam atentos à sua situação.
Três guarda-redes da Premier League também terminam contrato em 2026: Nick Pope (Newcastle), Stefan Ortega (Manchester City) e Illan Meslier (Leeds).
Vale ainda a pena acompanhar a situação dos experientes Manuel Neuer e Yann Sommer, que estão nos últimos seis meses de contrato com o Bayern Munique e o Inter.
Laterais direitos
Dani Carvajal (Real Madrid) é o nome mais forte entre os laterais direitos em final de contrato, embora o jogador tenha estado ausente devido a lesão no final de outubro.
Com 33 anos, a chegada de Trent Alexander-Arnold e a polivalência de Federico Valverde podem tornar o futuro de Carvajal um dos dossiês a seguir com atenção.
O compatriota Oscar Mingueza também termina contrato em junho, mas o Celta de Vigo acredita que vai conseguir renovar.
O antigo jogador do Liverpool e atual defesa do Wolves, Ki-Jana Hoever, também pode ficar disponível.
Defesas centrais
Há uma longa lista de defesas centrais com contratos a terminar em 2026, o que pode originar várias movimentações no mercado.
Marc Guehi (Crystal Palace), Ibrahima Konate (Liverpool) e Dayot Upamecano (Bayern Munique) estão a entrar nos melhores anos da carreira, embora o último esteja em negociações para renovar com o Bayern.
Guehi e Konate têm sido alvo de rumores de transferência há algum tempo e as suas decisões podem influenciar-se mutuamente.
Entre os mais experientes, destacam-se os jogadores do Real Madrid Antonio Rudiger e David Alaba, Andreas Christensen (Barcelona), e ainda os ingleses John Stones e Harry Maguire, todos eles potenciais jogadores livres.
Outros nomes a considerar são Stefan de Vrij, Kalidou Koulibaly, Michael Keane e Lewis Dunk.
Laterais esquerdos
Vários laterais esquerdos da Premier League estão a aproximar-se do final dos seus contratos, entre eles Vitaliy Mykolenko, Andrew Robertson, Dennis Cirkin, Tyrell Malacia, Ryan Sessegnon e Rico Henry.
Os três últimos têm cláusulas que permitem prolongar o vínculo por mais um ano, caso os respetivos clubes assim o entendam.
Na Europa, o nome mais sonante é o de Raphael Guerreiro, do Bayern, cujo contrato termina em 2026.
Médios defensivos
Um número impressionante de médios defensivos termina contrato nos próximos seis meses: Casemiro (Manchester United), Yves Bissouma (Tottenham), Vitaly Janelt (Brentford), Jefferson Lerma (Crystal Palace), Thomas Partey (Villarreal) e Martin de Roon (Atalanta), entre outros.
Também há vários contratos a terminar na Arábia Saudita, incluindo os antigos jogadores da Premier League Rúben Neves, Fabinho e N'Golo Kante, além do ex-Inter Marcelo Brozovic. Quer Casemiro, quer Partey, têm opção de prolongar por mais um ano.
Médios-centro
O muito valorizado médio do Feyenoord Quinten Timber deverá ser jogador livre em 2026 e já despertou o interesse de vários grandes clubes europeus.
Outras possíveis saídas de peso são Weston McKennie (Juventus) e Leon Goretzka (Bayern), enquanto Frank Kessie, da Liga Profissional Saudita, também pode estar disponível.
O contrato de Mathias Jensen, do Brentford, termina no verão de 2026, mas o clube pode acionar a opção de prolongamento.
Médios ofensivos
A estrela do Manchester City Bernardo Silva aproxima-se do final do contrato, embora continue a ser presença regular numa equipa que luta em quatro frentes.
Outro médio ofensivo que pode ficar livre é Julian Brandt (Borussia Dortmund), mas já terá recebido proposta de renovação.
Matheus Pereira, que teve uma passagem pelo Sporting, tem contrato a terminar no Cruzeiro.
Outros nomes de relevo são Daichi Kamada, do Crystal Palace, Lorenzo Pellegrini da Roma e o criativo do Fenerbahce Talisca.
Extremos
Este ano há alguma escassez de extremos em final de contrato, embora a dupla do Fulham, Harry Wilson e Adama Traore, possa vir a ficar disponível.
O antigo craque do Liverpool Sadio Mané também termina contrato, tal como o avançado do RB Leipzig Timo Werner.
O jovem mais mediático da lista é Ilias Akhomach, do Villarreal, mas tem tido dificuldades em somar minutos na La Liga.
Se considerarmos jogadores que podem atuar nas alas ou em toda a linha da frente, tanto Sergè Gnabry (Bayern) como Paulo Dybala (Roma) estão a aproximar-se do final dos respetivos contratos.
Avançados
O avançado da Juventus Dusan Vlahovic deverá ser jogador livre em 2026 e, com apenas 25 anos, poderá ter muitos pretendentes na Europa.
O experiente Robert Lewandowski está perto do fim do contrato com o Barcelona, tal como Memphis Depay (Corinthians) e Karim Benzema (Al Ittihad).
Os goleadores experientes da Premier League Raul Jimenez (Fulham) e Danny Welbeck (Brighton) também podem ficar livres caso os seus clubes não avancem para a renovação.
