De Bernardo Silva a Rúben Neves: os jogadores mais apetecíveis em final de contrato

Bernardo Silva e Rúben Neves ao serviço de Portugal
Bernardo Silva e Rúben Neves ao serviço de PortugalDavid Ribeiro / Alamy / Profimedia

Janeiro é sempre um período entusiasmante para os adeptos de futebol, com a reabertura do mercado de transferências, mas também representa uma oportunidade para os clubes analisarem jogadores cujos contratos terminam dentro de seis meses.

Um clube pode iniciar conversações com qualquer jogador cujo contrato termine dentro de seis meses, desde que este atue numa liga doméstica diferente da do clube interessado.

Por exemplo, o Manchester United pode negociar com um jogador da LaLiga cujo contrato termine no final de junho, mas não com alguém da Premier League na mesma situação; neste caso, só é possível tentar contratar jogadores da mesma liga doméstica no último mês de contrato.

O Flashscore apresenta-lhe os melhores potenciais jogadores livres para cada posição em 2026.

Guarda-redes

Vários guarda-redes de renome aproximam-se do final dos seus contratos, sendo Mike Maignan (AC Milan) o nome mais sonante da lista.

O internacional francês é titular tanto no clube como na seleção, sendo atualmente peça fundamental de um Milan que luta pelo título da Serie A, o que pode indicar uma renovação, embora vários grandes clubes estejam atentos à sua situação.

Três guarda-redes da Premier League também terminam contrato em 2026: Nick Pope (Newcastle), Stefan Ortega (Manchester City) e Illan Meslier (Leeds).

Vale ainda a pena acompanhar a situação dos experientes Manuel Neuer e Yann Sommer, que estão nos últimos seis meses de contrato com o Bayern Munique e o Inter.

Laterais direitos

Dani Carvajal (Real Madrid) é o nome mais forte entre os laterais direitos em final de contrato, embora o jogador tenha estado ausente devido a lesão no final de outubro.

Com 33 anos, a chegada de Trent Alexander-Arnold e a polivalência de Federico Valverde podem tornar o futuro de Carvajal um dos dossiês a seguir com atenção.

O compatriota Oscar Mingueza também termina contrato em junho, mas o Celta de Vigo acredita que vai conseguir renovar.

O antigo jogador do Liverpool e atual defesa do Wolves, Ki-Jana Hoever, também pode ficar disponível.

Defesas centrais

Há uma longa lista de defesas centrais com contratos a terminar em 2026, o que pode originar várias movimentações no mercado.

Marc Guehi (Crystal Palace), Ibrahima Konate (Liverpool) e Dayot Upamecano (Bayern Munique) estão a entrar nos melhores anos da carreira, embora o último esteja em negociações para renovar com o Bayern.

Guehi e Konate têm sido alvo de rumores de transferência há algum tempo e as suas decisões podem influenciar-se mutuamente.

Entre os mais experientes, destacam-se os jogadores do Real Madrid Antonio Rudiger e David AlabaAndreas Christensen (Barcelona), e ainda os ingleses John Stones e Harry Maguire, todos eles potenciais jogadores livres.

Outros nomes a considerar são Stefan de Vrij, Kalidou Koulibaly, Michael Keane e Lewis Dunk.

Laterais esquerdos

Vários laterais esquerdos da Premier League estão a aproximar-se do final dos seus contratos, entre eles Vitaliy Mykolenko, Andrew Robertson, Dennis Cirkin, Tyrell Malacia, Ryan Sessegnon e Rico Henry.

Os três últimos têm cláusulas que permitem prolongar o vínculo por mais um ano, caso os respetivos clubes assim o entendam.

Na Europa, o nome mais sonante é o de Raphael Guerreiro, do Bayern, cujo contrato termina em 2026.

Médios defensivos

Um número impressionante de médios defensivos termina contrato nos próximos seis meses: Casemiro (Manchester United), Yves Bissouma (Tottenham), Vitaly Janelt (Brentford), Jefferson Lerma (Crystal Palace), Thomas Partey (Villarreal) e Martin de Roon (Atalanta), entre outros.

Também há vários contratos a terminar na Arábia Saudita, incluindo os antigos jogadores da Premier League Rúben Neves, Fabinho e N'Golo Kante, além do ex-Inter Marcelo Brozovic. Quer Casemiro, quer Partey, têm opção de prolongar por mais um ano.

Médios-centro

O muito valorizado médio do Feyenoord Quinten Timber deverá ser jogador livre em 2026 e já despertou o interesse de vários grandes clubes europeus.

Outras possíveis saídas de peso são Weston McKennie (Juventus) e Leon Goretzka (Bayern), enquanto Frank Kessie, da Liga Profissional Saudita, também pode estar disponível.

O contrato de Mathias Jensen, do Brentford, termina no verão de 2026, mas o clube pode acionar a opção de prolongamento.

Médios ofensivos

A estrela do Manchester City Bernardo Silva aproxima-se do final do contrato, embora continue a ser presença regular numa equipa que luta em quatro frentes.

Outro médio ofensivo que pode ficar livre é Julian Brandt (Borussia Dortmund), mas já terá recebido proposta de renovação.

Matheus Pereira, que teve uma passagem pelo Sporting, tem contrato a terminar no Cruzeiro.

Outros nomes de relevo são Daichi Kamada, do Crystal Palace, Lorenzo Pellegrini da Roma e o criativo do Fenerbahce Talisca.

Extremos

Este ano há alguma escassez de extremos em final de contrato, embora a dupla do Fulham, Harry Wilson e Adama Traore, possa vir a ficar disponível.

O antigo craque do Liverpool Sadio Mané também termina contrato, tal como o avançado do RB Leipzig Timo Werner.

O jovem mais mediático da lista é Ilias Akhomach, do Villarreal, mas tem tido dificuldades em somar minutos na La Liga.

Se considerarmos jogadores que podem atuar nas alas ou em toda a linha da frente, tanto Sergè Gnabry (Bayern) como Paulo Dybala (Roma) estão a aproximar-se do final dos respetivos contratos.

Avançados

O avançado da Juventus Dusan Vlahovic deverá ser jogador livre em 2026 e, com apenas 25 anos, poderá ter muitos pretendentes na Europa.

O experiente Robert Lewandowski está perto do fim do contrato com o Barcelona, tal como Memphis Depay (Corinthians) e Karim Benzema (Al Ittihad).

Os goleadores experientes da Premier League Raul Jimenez (Fulham) e Danny Welbeck (Brighton) também podem ficar livres caso os seus clubes não avancem para a renovação.