Eddie Howe afasta reforços: "Qualquer contratação neste mês vai afetar a nossa capacidade no verão"

Howe no banco do Newcastle
Howe no banco do NewcastleAFP

O treinador do Newcastle United, Eddie Howe, foi questionado esta manhã sobre os planos para janeiro, enquanto fazia a antevisão ao duelo de domingo frente ao Crystal Palace em St James' Park.

Siga o Newcastle - Crystal Palace com o Flashscore

Howe admite que o Newcastle continua a lidar com as regras de Lucro & Sustentabilidade da Premier League, o que significa que uma contratação de grande destaque é pouco provável nas próximas semanas.

"Passámos muito tempo a discutir o Fair-Play financeiro e voltámos a esta altura do ano. Quando se fala em contratação de destaque, imagino que se refira a um grande investimento financeiro, mas não creio que seja esse o objetivo este mêsQualquer contratação que façamos nesta janela vai limitar a nossa capacidade de fazer negócios no verão, por isso temos de garantir que tomamos uma decisão inteligente. A nossa situação de lesões vai determinar o que faremos ou não faremos. Se todos estiverem aptos e disponíveis, temos um plantel bastante equilibrado. Se perdermos jogadores, especialmente na defesa, ficamos numa situação diferente.”

Howe foi também questionado sobre os rumores de que o jovem avançado Will Osula estará a pressionar para sair do Newcastle durante esta janela de transferências. Osula tem sido associado a uma saída devido à falta de oportunidades, mas Howe não quer perder o jogador.

"Não espero que o Will saia. Só consideraríamos essa hipótese se fosse para o seu desenvolvimento e crescimento, mas sempre com a perspetiva de regressar à nossa equipa. Neste momento está lesionado, por isso a nossa prioridade é recuperá-lo. Esperamos que possa voltar a estar disponível no final do mês. Tem estado frustrado porque estava num bom momento antes da lesão. Como sempre, será tomada uma decisão sobre cada jogador quando chegar a altura."

Crystal Palace em forma

Ao abordar o confronto com o Palace, Howe garante que não vai subestimar a equipa de Oliver Glasner. Howe admite que ficou impressionado com o trabalho do austríaco.

“Vai ser um jogo complicado, o registo fora de casa deles é muito bom”, disse: “São sólidos, difíceis de marcar golos e nem é preciso dizer o quão bom trabalho acho que o Oliver tem feito. Perderam alguns jogadores, mas continuam a ser uma equipa muito forte e que não podemos nem vamos subestimar. O facto de voltarmos a jogar em casa é positivo, mas é um jogo para o qual temos de nos preparar bem. Qualquer jogo em casa é positivo para nós. Temos estado muito bem em casa há bastante tempo. Preparamo-nos para jogar lá e quanto mais conseguirmos reduzir as viagens numa agenda tão preenchida, melhor para nós. Janeiro será um mês decisivo para a nossa época. O início do mês tem de ser proveitoso para nós.”

O Newcastle ocupa a 13.ª posição na tabela da Premier League, embora, como Howe destaca, esteja apenas a quatro pontos do top cinco.

Tem sido uma época difícil até agora, mas a diferença de pontos é mínima se conseguirmos uma boa sequência e isso é um grande ‘se’. Se conseguirmos, tudo pode mudar rapidamente e este é o momento. As oportunidades estão a esgotar-se, por isso o nosso foco está aí. Identifiquei este mês como decisivo para a nossa época e temos várias coisas entusiasmantes para esperar em todas as competições.

Regressos nos Magpies

Howe afirma que o duelo com o Palace chega demasiado cedo para o duo lesionado Sven Botman e Anthony Elanga, embora ambos estejam perto de regressar.

“Estão ambos muito próximos. O Sven tem treinado com o grupo, o que é ótimo, por isso imagino que possa estar envolvido neste jogo. O Anthony ainda não treinou connosco, mas está muito perto de o fazer. Emil Krafth está mais atrasado, os outros sim. Temos mais alguns dias de treino, mas o Tino Livramento e o Kieran Trippier têm trabalhado muito bem e estão ambos perto de regressar. O Lewy Miley esteve magnífico frente ao Burnley e já disse várias vezes o quão bem tem estado por nós, mas será um grande impulso termos alguns laterais novamente aptos.”

Entretanto, sobre Lewis Hall – que foi obrigado a sair durante a vitória em Burnley – Howe diz que deverá estar disponível para domingo.

Deverá estar bem. Vamos observá-lo com mais atenção hoje, mas não vejo que seja um grande problema. O Lew é tecnicamente excelente, um defesa ofensivo e com iniciativa, e só vai melhorar quanto mais futebol disputar.”