O treinador do Newcastle, Eddie Howe, falou à imprensa enquanto se prepara para enfrentar o Arsenal, este fim de semana.
Siga o Newcastle - Arsenal no Flashscore
Uma vitória dos Magpies sobre os Gunners este domingo significaria que teriam conquistado quatro vitórias consecutivas em casa frente ao Arsenal pela primeira vez desde 1969, o que seria uma marca excelente para Howe.
Woltemade não pode ser comparado a mais ninguém
As primeiras perguntas focaram-se na contratação de verão, Nick Woltemade, e em como ele não pode ser comparado a nenhum outro jogador do clube enquanto se adapta à Premier League.
"É difícil vê-lo como um dez, já que não jogamos com alguém nessa posição. Vejo-o como um nove. Vejo-o como um nove que atua de forma um pouco diferente dos outros que já tivemos. Não dá para comparar Nick (Woltemade) com Callum Wilson, por exemplo, são dois perfis de jogadores totalmente distintos", explicou Eddie Howe.
Howe satisfeito com evolução de Osula
William Osula foi o próximo tema abordado e Howe mostrou-se aliviado por ele não ter saído no verão, já que está a ganhar ritmo após a saída de Alexander Isak.
"A questão com Will (Osula) e a situação da sua carreira é que sentimos, e ele também, que precisava de jogar com regularidade depois de se desenvolver nos bastidores. Ele trabalhou muito, fez muitos treinos individuais em todas as áreas do jogo e acho que havia mesmo essa necessidade de jogar. Claro que a transferência (para o Eintracht Frankfurt) não aconteceu e, felizmente para nós e para o Will, ele está a ter oportunidades de entrar em campo e fiquei muito satisfeito com ele na quarta-feira", assumiu o treinador.
Críticas a Miley
O jovem Lewis Miley tem recebido muitas críticas recentemente pelas suas exibições abaixo do esperado, apesar de ter apenas 17 anos. Howe, assim como Joelinton, defenderam o jovem esta semana.
"Ficaria surpreendido se isso fosse verdade (que ele está a ser criticado). Acho que seria totalmente injusto. Para mim, Lewis (Miley) é um jogador excecional que precisamos de apoiar e proteger, e às vezes, ao olhar para ele, esquecemos o quão jovem é. Todos os jogadores precisam de ajuda e orientação e, claro, vamos fazer tudo o que pudermos para o apoiar", referiu.
Howe elogia Botman e Malick Thiaw
Em seguida, Eddie Howe destacou Sven Botman e Malick Thiaw pela dedicação ao clube, especialmente agora que Botman está a recuperar gradualmente a melhor forma física.
"Olhando individualmente para os jogadores, Sven (Botman) tem sido magnífico para nós. Se recuarmos algumas temporadas, ele fazia parte de uma defesa muito sólida e resiliente. Estava numa linha defensiva que jogava de forma consistente naquela altura e todos conhecem as suas qualidades. A lesão surgiu num momento complicado para ele e, sempre que há uma lesão prolongada, existe um período de readaptação até reencontrar a melhor forma, e estamos perto de vê-lo novamente ao seu melhor nível. Malick (Thiaw) está numa situação diferente, mas tem-nos impressionado bastante", elogiou.
O regresso de Gordon
Por fim, falou sobre o impacto positivo de ter Anthony Gordon de volta após a suspensão, devido à falta cometida sobre o capitão do Liverpool, Virgil van Dijk, há algumas semanas.
"É uma grande vantagem para nós tê-lo de volta. O jogo contra o Barcelona ficou entre a suspensão dele na Premier League e, agora que isso está totalmente ultrapassado, ele pode realmente focar-se nos poucos jogos que temos antes da pausa internacional", afirmou Eddie Howe.
"Achei que ele esteve excelente frente ao Bradford, foi criativo e, sem dúvida, teve a atitude certa para o jogo, ajudando a equipa a alcançar uma boa exibição. Precisamos dessa atitude de todos, estamos a disputar jogos importantes a cada três ou quatro dias e ele é alguém que tem estado bem nesses desafios (contra equipas como o Arsenal) e, para mim, é um jogador que sabe crescer nos grandes momentos", concluiu o treinador do Newcastle.