Recorde as incidências da partida
Bruno Guimarães marcou aos 90 minutos e salvou os Magpies de um empate que parecia prejudicial, e Eddie Howe acredita que o momento do golo pode ter um efeito duradouro.
"Os golos tardios não influenciam apenas o jogo que ganhaste, mudam o estado de espírito e a confiança para o futuro" disse Eddie Howe.
"Pode ter um impacto enorme. Já passámos por desilusões do lado oposto. Este foi um momento muito importante para nós. Encontrámos uma forma de vencer", acrescentou o treinador.
A vitória do Newcastle foi apenas a terceira da época e permitiu à equipa subir provisoriamente ao 10.º lugar da tabela.
Eddie Howe quer mais, depois de ter terminado em 5.º lugar na época passada e conquistado a Taça da Liga.
Os Magpies procuravam recuperar o rumo na Liga após a derrota por 2-1 no último fim de semana em Brighton, mas ganharam ânimo com a vitória expressiva por 3-0 na Liga dos Campeões frente ao Benfica, a meio da semana.
Howe tinha falado em reacender a ambição do Newcastle na Premier League — e a equipa correspondeu com um início determinado, com Jacob Murphy a inaugurar o marcador aos 18 minutos.
Sasa Lukic restabeleceu a igualdade para os visitantes aos 56 minutos e o jogo parecia encaminhar-se para um empate até à intervenção decisiva de Bruno Guimarães nos instantes finais.
O suplente William Osula avançou até à entrada da área, mas o seu remate foi desviado pelo guarda-redes Bernd Leno para a zona de Bruno Guimarães, que aproveitou e finalizou à boca da baliza.
"É um daqueles momentos que não vou esquecer, sem dúvida", afirmou Howe.
"Nunca se esquece quando se vence no fim, e foi uma vitória valiosíssima para nós... três pontos muito importantes", acrescentou o treinador.
Howe tinha elogiado a resistência de Bruno Guimarães, que percorreu milhares de quilómetros para representar clube e seleção, na conferência de imprensa antes do jogo, na sexta-feira, sublinhando que o seu capitão "raramente desilude".
O médio confirmou isso mesmo em St James' Park.
"Sinto-me incrível. Estávamos muito cansados do jogo de quarta-feira e acho que tivemos de aprender a fechar o jogo," disse Bruno Guimarães.
"Fico feliz por termos conseguido marcar no fim. Nos últimos jogos temos sido castigados nos minutos finais — pelo Arsenal, pelo Liverpool. O Will Osula entrou, rematou e eu estava preparado para a recarga no meu 150.º jogo a titular por este clube. Agora só quero descansar um pouco porque estou mesmo exausto", assumiu o brasileiro.
"Não conseguimos jogar sempre de forma perfeita, mas temos de encontrar os três pontos e hoje conseguimos. Muito satisfeito por todos. Este é o Newcastle que conheço, lutámos até ao fim", acrescentou.
