Mais

Eddie Howe espera que apuramento para a Liga dos Campeões seja um "ponto de viragem" na história do Newcastle

Eddie Howe, treinador do Newcastle
Eddie Howe, treinador do NewcastleReuters / Lee Smith
A conquista do primeiro troféu nacional em 70 anos e o regresso à Liga dos Campeões fizeram da temporada do Newcastle um sucesso, mas a derrota por 1-0 com o Everton na última jornada da Premier League ilustra bem a tarefa que Eddie Howe terá pela frente se quiser que a sua equipa seja uma verdadeira candidata na próxima temporada.

Recorde as incidências da partida

Com o goleador Alexander Isak à frente, os Magpies jogaram um futebol ofensivo emocionante esta temporada, mas atuações apáticas como a que os levou a perder para o Everton este domingo custaram caro. Foi preciso uma vitória por 2-0 do Manchester United sobre o Aston Villa para que o clube garantisse a quinta e última vaga na Liga dos Campeões.

Com a possibilidade de ganhar 100 milhões de euros com a participação na principal competição europeia de clubes na próxima temporada, Howe tem algumas decisões a tomar nos próximos meses.

"Quase acho que estávamos desesperados demais para vencer hoje - já disse isso antes, em jogos em que esse desespero às vezes pode levar a decisões erradas e a um desempenho desarticulado", disse Howe aos jornalistas.

A notícia do apito final em Old Trafford trouxe uma alegria incontida ao St. James's Park, encerrando uma temporada que superou as expectativas de Howe e os seus jogadores.

"(Não podíamos esperar isso), não no início da época, teria sido um cenário de sonho para nós. Obviamente, à medida que a época avança e nos adaptamos ao que estamos a conseguir, por vezes pensamos de forma diferente, mas, no geral, esta será recordada como uma época inacreditável para o Newcastle olhar para trás e refletir", disse Howe.

"Esperamos que este seja um ponto de viragem na nossa história e, sim, hoje foi horrível em muitos aspetos, não jogámos bem, foi um desempenho dececionante, mas conseguimos o resultado final que todos desejávamos e temos o futebol da Liga dos Campeões de volta", explicou.

A garantia do dinheiro da Liga dos Campeões terá um grande efeito sobre o que os Magpies podem fazer nos próximos meses.

"Para o clube, penso que, claro, beneficia o verão e o que pretendemos fazer, e cria, penso eu, uma verdadeira antecipação e entusiasmo para a época que se avizinha, o que é sempre ótimo para qualquer clube de futebol", disse Eddie Howe, acrescentando que não era mais do que os seus adeptos mereciam.

"Para os adeptos, penso que isto mostra mais uma vez como este clube é especial, como os jogadores têm sido especiais este ano e, claro, como os adeptos têm sido especiais, e penso que a relação entre todos é muito importante em qualquer clube, e é ótimo vê-la tão saudável", assumiu.