Howe ficou frustrado depois de a sua equipa ter deixado escapar mais uma vantagem de dois golos, com o Newcastle a somar já 13 pontos perdidos após estar a vencer esta época, depois de o bis de Nick Woltemade na primeira parte ter sido anulado pela recuperação do Chelsea na segunda metade.
No entanto, o Newcastle sentiu-se prejudicado quando Trevoh Chalobah fez uma entrada dura sobre Anthony Gordon na segunda parte, com os pedidos de penálti a serem ignorados pelo árbitro e pelo VAR.
"Acho que é penálti claro. Em qualquer outra zona do relvado, seria falta" afirmou Howe à TNT Sports:"Na minha opinião, o jogador entrou sobre o Anthony de forma demasiado agressiva, por isso considero que é um penálti evidente."
O centro de jogos da Premier League explicou que não foi assinalado penálti porque o contacto de Chalobah sobre Gordon foi considerado "ombro a ombro numa ação de proteção" e porque a bola estava "ao alcance de ambos" – uma justificação que Howe rejeitou por completo.
"Não, porque não é verdade. Acho que o defesa só olha para o Anthony, não para a bola, e considero que foi demasiado agressivo," acrescentou.
O treinador do Chelsea, Enzo Maresca, afirmou que não considerou penálti, mas ficou satisfeito com o ponto conquistado dadas as circunstâncias.
"Acho que não há muitas equipas que estejam a perder por 2-0 ao intervalo – contra esta equipa e neste estádio – e consigam recuperar," disse.Hoje estou muito satisfeito porque sinto orgulho nos jogadores. Não é fácil, a perder por 2-0, mostrar carácter e conseguir empatar... O jogo foi repartido e agradável para os adeptos."
Newcastle deixa escapar vantagem
Howe lamentará o facto de a sua equipa não ter conseguido vencer em St James' Park, onde Reece James e João Pedro garantiram um ponto para o Chelsea.
O Newcastle soma agora 10 jogos consecutivos na Premier League sem conseguir manter a baliza inviolada, ocupando o 11.º lugar e podendo descer na tabela consoante os resultados do resto do fim de semana.
"Não cumprimos o nosso objetivo e não conseguimos vencer hoje, mas é algo que estamos a analisar e a refletir constantemente,", afirmou Howe: "Acho que temos estado bem desde a última pausa internacional. Quando regressámos e vencemos o Manchester City (em novembro), notou-se uma grande melhoria na consistência das exibições. Tivemos um deslize em Sunderland (derrota por 1-0), mas tirando isso, temos estado muito bem. Estou confiante na equipa e no caminho que estamos a seguir. Estou desiludido com os resultados."
