A sua equipa subiu ao quinto lugar no domingo com uma vitória caótica por 4-3 sobre o terceiro classificado Nottingham Forest, mas Howe não ficou impressionado com a forma como a sua equipa cedeu após uma vantagem de 4-1.
O Newcastle venceu oito dos seus últimos 11 jogos na liga, mas perdeu três dos últimos cinco, sofrendo derrotas pesadas em casa, com o Bournemouth, e fora, com o Manchester City.
É uma inconsistência que preocupa Eddie Howe, e ele sabe que não pode haver lapsos em Anfield.
"Precisamos de estar perto de um jogo perfeito do nosso ponto de vista", disse Howe na conferência de imprensa antes do jogo.
"Aprender com o recente jogo contra o Manchester City seria um bom ponto de partida para nós, onde não executamos o plano de jogo agressivo que queríamos. Precisamos de aprender com isso em Anfield, que é um ótimo ambiente para jogar futebol, mas não é bom se não estivermos totalmente presentes. Temos de reconhecer isso e certificarmo-nos de que estamos presentes. Psicologicamente é muito importante. É um estádio emotivo, vamos precisar de começar bem e de ameaçar no jogo", acrescentou.

Os adeptos do Newcastle estão a desfrutar de uma época memorável, com uma final da Taça da Liga contra o Liverpool no próximo mês e a possibilidade de disputar a Taça de Inglaterra, a par da qualificação para a Liga dos Campeões.
"Houve jogos em que ficámos frustrados connosco próprios. Mas quando se ouve a estatística de 13 vitórias em 16 (em todas as competições), não se trata de uma equipa inconsistente", disse Howe.
"Eu certamente aceitaria isso novamente nos próximos 16 jogos", assumiu.
Enquanto Howe disse que será um desafio tentar manter Mohamed Salah quieto em Anfield, em Alexander Isak, o Newcastle também tem um jogador que preocupará o treinador do Liverpool, Arne Slot.
Com os dois golos marcados contra o Forest, Isak chegou aos 50 golos na Premier League em 76 jogos desde que chegou ao clube. Apenas seis jogadores chegaram ao clube dos 50 golos da Premier League em menos jogos.
"Se juntarmos a isso o momento em que ele chegou ao clube - a minha memória é de uma despromoção -, não é como se ele estivesse a entrar numa equipa que estava no topo da liga e a marcar golos naquele momento", disse Howe.
"Tivemos de tentar tornar-nos nessa equipa. Mas acho que ele chegou com uma grande atitude em relação ao clube, com fome de sucesso, ansioso por ajudar a equipa. Não foi egoísta durante este período, não pensou em si próprio, jogou sempre para a equipa e estou muito contente por ele", acrescentou o treinador.
O Newcastle poderá ter o defesa Sven Botman disponível para a deslocação a Liverpool, com o neerlandês perto de recuperar de uma lesão sofrida no início do mês, enquanto o avançado Joelinton também está perto de regressar.