O Newcastle recebe o Everton no final da época de domingo, ocupando o quarto lugar, juntamente com o Chelsea e o Aston Villa, com 66 pontos, e o Nottingham Forest, com 65 pontos, no sétimo lugar.
Os Toon precisam de uma vitória em St. James' Park para garantirem a qualificação para a Liga dos Campeões e, sobre o avançado Isak, Howe começou por dizer esta manhã: "Ele está a ir bem. Ainda não treinou connosco, mas tem feito bons progressos ao longo da semana. Os próximos dias serão absolutamente cruciais para a sua disponibilidade no domingo. Há uma hipótese."
"Vamos deixar isso para amanhã, mas esta semana ele tem estado a treinar individualmente e a aumentar a sua carga. Ele tem corrido e sente-se bem neste momento, mas correr é uma coisa e chutar uma bola é outra", acrescentou.
Eddie How revelou que o lateral Kieran Trippier também pode participar no confronto.
"É uma situação semelhante à do Alex. Ele ainda não treinou connosco. Esteve ausente duas semanas, duas semanas e meia, mas tem uma oportunidade nos próximos dias para aumentar a sua carga e talvez o vejamos treinar amanhã. Vamos esperar para ver", anunciou.
"Esta semana tem sido animada"
Sobre a mentalidade dos seus jogadores nesta semana, Howe está confiante de que eles estarão prontos para o confronto decisivo.
"Os treinos foram animados esta semana. Os rapazes estão bem animados. Acho que eles estão ansiosos pelo desafio que teremos no domingo e pelo que deve ser uma grande atmosfera, uma grande ocasião. Espero que a consistência do desempenho que temos tido durante muito tempo se mantenha. Sei que o desejo de fazer um bom jogo está presente e espero que consigamos fazer tudo em conjunto", assumiu.
"Acho que não podemos pedir mais nada neste momento. Depois, é claro, há que fazer a parte difícil e aproveitar a oportunidade. Não é de forma alguma um dado adquirido. O Everton está em boa forma, é difícil de bater. Não têm sofrido muitos golos, por isso sabemos que o desafio é grande. Eles também têm ameaças na sua equipa, por isso vamos ter de estar concentrados no que precisamos de fazer para ganhar o jogo. Esperemos que o público nos possa ajudar", acrescentou.
"Acho que não podemos esperar favores de ninguém. Temos de fazer a nossa parte e essa será a única coisa em que pensaremos. Não vamos falar de outros resultados ou de outras equipas. O que for, será. Depois veremos e refletiremos, mas para nós sabemos o que temos de fazer", disse.
"Em busca de outra experiência surreal"
Sobre a conquista da qualificação para a Liga dos Campeões, Eddie Howe diz que seria a continuação da conquista da Taça Carabao esta temporada.
E Howe está convencido de que o Newcastle pode realizar uma das suas maiores campanhas.
"A experiência da final da Taça Carabao foi provavelmente o momento mais importante para mim. Se fosse para planear um dia e sonhar como queríamos que o jogo corresse, teria sido esse dia. As cenas que se seguiram foram muito surreais. Foi uma sensação muito estranha, mas olhando para trás tenho muitas recordações fantásticas dessa experiência. Espero que haja outra e que possa ser no domingo para nós, porque não devemos subestimar a dimensão da conquista. Quando olhamos para todos os outros clubes com os quais estamos a lutar e a competir, apercebemo-nos de como este feito pode ser especial", assumiu.