Everton goleia Brighton (5-1) e reforça tentativa de sobrevivência na Premier League

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Everton goleia Brighton (5-1) e reforça tentativa de sobrevivência na Premier League
McNeil festeja com os adeptos do Everton
McNeil festeja com os adeptos do Everton
AFP
O Brighton and Hove Albion foi derrotado esta segunda-feira por claros 5-1, pelo Everton, em casa, na 35.ª jornada da Premier League. Abdoulaye Doucouré e Dwight McNeil marcaram dois golos incaracterísticos para o Everton, que está em dificuldades na Premier League, e a equipa de Sean Dyche pôs fim a uma série de 13 jogos fora sem vencer.

Recorde aqui as incidências da partida

Os onzes e as notas dos jogadores de Brighton e Everton
Flashscore

Doucouré precisou de apenas 34 segundos para marcar o golo inaugural no jogo que foi apelidado de "vitória obrigatória" para o clube de Merseyside, com o médio a aparecer ao segundo poste para converter o cruzamento certeiro de Dominic Calvert-Lewin.

Um bom início de jogo ficaria ainda melhor para os adeptos que lotaram a bancada sul atrás da baliza, já que Doucouré duplicou a sua contagem e a do Everton, à meia hora de jogo. Desta vez através de um belo remate de primeira, com o pé direito, já dentro da grande área, com o ex-jogador do Watford, que tinha marcado apenas dois golos em toda a época, a revelar-se uma ameaça real para a defesa do Brighton.

A vantagem que já era grande começou a transformar-se numa vitória aparentemente segura, mesmo que por um golpe de sorte.

Numa jogada pelo lado direito, McNeil entrou na área do Brighton, contando com a perna do guarda-redes Jason Steele para o auto-golo, aos 35 minutos.

Uma primeira parte surpreendente, com a equipa da casa a jogar como se estivesse em posição de descida de divisão, em vez de como aspirante às competições europeias.

Como foi a partida
Opta by StatsPerform

Dyche nunca tinha perdido um jogo da Premier League fora de casa contra o Brighton e, apesar da vantagem de três golos da sua equipa, parecia que esse recorde podia ser ameaçado no início da segunda parte.

O guarda-redes e vice-capitão Jordan Pickford negou por duas vezes o golo a Evan Ferguson, primeiro com um cabeceamento à queima-roupa, que foi desviado para o poste, antes de uma defesa com a ponta dos dedos impedir o esforço do irlandês, de fora da área.

A resiliência defensiva acabou por se revelar benéfica, já que, depois de terem estado sob pressão durante quase toda a segunda parte, McNeil fez o quarto golo para os visitantes, aos 76 minutos. Num contra-ataque rápido, o ex-jogador do Burnley recebeu um passe de Alex Iwobi, fintou o guarda-redes e começou a desenhar uma goleada

Mas, quando o público começava a sair do Amex Stadium, o Brighton começou oficialmente a sua recuperação. Alexis Mac Allister aumentou o seu número de golos na temporada, fazendo o 1-4 aos 79 minutos, quando foi atingido pela bola quando estava deitado no chão, perante a baliza vazia.

Tarde demais? Pois. Assim foi. Sobretudo porque, já na compensação, McNeil fechou um dia excecional para os Toffees com um golaço de pé esquerdo ao ângulo superior, aos 90+6 minutos.

Classificação da Premier League
Flashscore