Heitinga, de 42 anos, juntou-se ao Ajax proveniente do Liverpool, onde era treinador adjunto de Arne Slot, em junho de 2025. No entanto, a sua passagem por Amesterdão durou apenas quatro meses, uma vez que o antigo defesa do Everton foi despedido em novembro, após uma série de maus resultados.
No Tottenham, Heitinga integra uma equipa técnica sob forte pressão, com a equipa de Thomas Frank a ter vencido apenas três dos últimos 14 jogos em todas as competições.
“John é um grande reforço para a nossa equipa técnica. A sua capacidade, personalidade e carácter vão acrescentar enorme valor, tanto dentro como fora do relvado”, afirmou Frank em comunicado do clube.
“Teve uma carreira de jogador impressionante por toda a Europa, incluindo cinco anos na Premier League, e também na seleção nacional dos Países Baixos".
Os adeptos da equipa de Liverpool pediam o regresso de Heitinga a Merseyside após o seu despedimento em novembro, numa altura em que o próprio Liverpool atravessava também um período difícil.
Foco defensivo
Frank confirmou que Heitinga irá concentrar-se sobretudo no trabalho defensivo nos treinos. Os Spurs apenas mantiveram quatro jogos sem sofrer golos desde a vitória por 4-0 sobre o Copenhaga na Liga dos Campeões, a 4 de novembro.
“Como antigo defesa, essa será uma das suas principais responsabilidades no relvado de treino, e ele traz uma grande experiência de treino e gestão de todos os níveis do futebol, o que nos vai ajudar muito daqui para a frente".
Os Spurs defrontam de seguida o West Ham e o Borussia Dortmund, com o clube ainda a lutar por um lugar no top-8 da fase de liga da Liga dos Campeões.
