Mais

Exclusivo Flashscore: Renovação de contrato de Gordon precipitou decisão de Isak deixar o Newcastle

Alexander Isak está na porta de saída do Newcastle
Alexander Isak está na porta de saída do NewcastleOwen Humphreys, PA Images / Alamy / Profimedia

No fim de semana, ficou cada vez mais claro que Alexander Isak está com os olhos firmemente postos no Liverpool.

Uma saída do Newcastle vem sendo discretamente preparada há meses e, como noticiámos na semana passada, no Flashscore, tem havido fricção sob a superfície.

A recusa do Newcastle em cumprir as exigências do novo contrato do avançado deixou a porta aberta - e agora o Liverpool prepara-se para a atravessar.

O acordo de Luis Díaz para se juntar ao Bayern de Munique mudou a conversa. Já não é uma questão de saber se o Liverpool precisa de um avançado. Agora, o que está em causa é saber quem vai ser contratado - e Isak é o nome que está a ganhar força rapidamente.

Fontes sugerem que esta história de transferência remonta a mais tempo do que muitos imaginam. No início da época passada, Isak acreditava que as negociações do seu contrato iriam avançar. Em vez disso, o Newcastle deu a Anthony Gordon um novo contrato, que o catapultou financeiramente.

Dentro do balneário, isso não passou despercebido. Isak permaneceu com um contrato de cerca de 150 mil euros por semana e até mesmo o avançado Callum Wilson ganhava mais.

O radar de Isak na época passada
O radar de Isak na época passadaOpta by Stats Perform

Aquele momento com Gordon foi significativo, pois o staff de Isak ficou um pouco surpreso. Isso mudou a visão deles sobre o projeto do clube para ele e, desde então, há um sentimento de desconforto.

Nas últimas semanas, as discussões sobre o novo contrato não correram bem, do ponto de vista do clube.

Entende-se que esta tensão poderia ter sido evitada se o Newcastle tivesse agido mais cedo. O mal parece estar feito.

O interesse do Liverpool foi registado e é provável que surja uma proposta oficial.

O Newcastle não tem qualquer intenção de vender o jogador, a não ser que os números sejam avultados - mas Isak não está atualmente a trabalhar com o plantel na pré-época e fontes internas dizem que o seu foco já está noutro lugar. O sueco vê o Liverpool como o passo que tem estado à espera.

É provável que seja necessário bater um recorde de transferências britânico para que isso aconteça. A transferência de 134  milhões de euros, de Florian Wirtz, do Bayer Leverkusen é a atual referência, mas figuras próximas da situação acreditam que isso não será um obstáculo.

O Liverpool está pronto para gastar novamente... e Isak está pronto para sair.

Dean Jones
Dean JonesFlashscore