Uma saída do Newcastle vem sendo discretamente preparada há meses e, como noticiámos na semana passada, no Flashscore, tem havido fricção sob a superfície.
A recusa do Newcastle em cumprir as exigências do novo contrato do avançado deixou a porta aberta - e agora o Liverpool prepara-se para a atravessar.
O acordo de Luis Díaz para se juntar ao Bayern de Munique mudou a conversa. Já não é uma questão de saber se o Liverpool precisa de um avançado. Agora, o que está em causa é saber quem vai ser contratado - e Isak é o nome que está a ganhar força rapidamente.
Fontes sugerem que esta história de transferência remonta a mais tempo do que muitos imaginam. No início da época passada, Isak acreditava que as negociações do seu contrato iriam avançar. Em vez disso, o Newcastle deu a Anthony Gordon um novo contrato, que o catapultou financeiramente.
Dentro do balneário, isso não passou despercebido. Isak permaneceu com um contrato de cerca de 150 mil euros por semana e até mesmo o avançado Callum Wilson ganhava mais.

Aquele momento com Gordon foi significativo, pois o staff de Isak ficou um pouco surpreso. Isso mudou a visão deles sobre o projeto do clube para ele e, desde então, há um sentimento de desconforto.
Nas últimas semanas, as discussões sobre o novo contrato não correram bem, do ponto de vista do clube.
Entende-se que esta tensão poderia ter sido evitada se o Newcastle tivesse agido mais cedo. O mal parece estar feito.
O interesse do Liverpool foi registado e é provável que surja uma proposta oficial.
O Newcastle não tem qualquer intenção de vender o jogador, a não ser que os números sejam avultados - mas Isak não está atualmente a trabalhar com o plantel na pré-época e fontes internas dizem que o seu foco já está noutro lugar. O sueco vê o Liverpool como o passo que tem estado à espera.
É provável que seja necessário bater um recorde de transferências britânico para que isso aconteça. A transferência de 134 milhões de euros, de Florian Wirtz, do Bayer Leverkusen é a atual referência, mas figuras próximas da situação acreditam que isso não será um obstáculo.
O Liverpool está pronto para gastar novamente... e Isak está pronto para sair.

