Mais

Foden diz que o Manchester City ainda acredita em Guardiola

Foden ao lado de Guardiola
Foden ao lado de GuardiolaMartin Rickett / PA Images / Profimedia
Phil Foden insiste que os jogadores do Manchester City ainda acreditam em Pep Guardiola, apesar da dolorosa derrota contra o Manchester United, que prolongou a sua série de derrotas.

A equipa de Guardiola perdeu oito dos seus últimos 11 jogos em todas as competições, depois da devastadora derrota por 2-1 no dérbi de Manchester no Estádio Etihad, no domingo.  O City sofreu dois golos nos minutos finais e o Manchester United desferiu mais um golpe nas esperanças do campeão da Premier League de conquistar o quinto título consecutivo.

O City, quinto classificado , está nove pontos atrás do líder Liverpool, que tem um jogo a menos, e já sofreu cinco derrotas no Campeonato Inglês nesta temporada - depois de ter sofrido apenas três em toda a última campanha da primeira divisão.

Guardiola disse após o jogo que "não é bom o suficiente", enquanto a pior crise da sua carreira como treinador se aprofundava.

Mas o atacante do City, Foden, está convencido de que o espanhol, que recentemente assinou um novo contrato de dois anos, mantém o apoio do seu elenco.

"Ainda não estamos nem perto do nosso nível, mas acredito que estamos jogando bem o suficiente para conseguir pontos e resultados", disse: "É preciso manter a concentração durante os 90 minutos, mas estamos sempre a desligar em momentos importantes. Só precisamos de nos concentrar. Mantemo-nos juntos, reagrupamo-nos e acreditamos em nós próprios depois do que conseguimos no passado. Continuamos a acreditar no processo e no treinador - tenho a certeza de que, se o fizermos, voltaremos às vitórias e ao nosso nível."

O City precisa desesperadamente de encontrar uma fórmula vencedora antes da deslocação de sábado ao Aston Villa, para a Premier League.

Foden admitiu que está perplexo com a notável queda de rendimento do City, com os danos na moral da equipa a serem claros para ele no vestiário após a derrota no dérbi.

"Não consigo perceber o que se está a passar", disse Foden: "Achei que o desempenho foi mais do que suficiente para conseguir o resultado, mas saímos sem pontos, e parece ser a mesma história no momento. Só temos de nos manter unidos. É óbvio que o balneário vai estar em baixo e triste neste momento, mas não podemos ficar a pensar muito nisto."

Depois de enfrentar o Villa, a equipa de Guardiola recebe o Everton a 26 de dezembro, antes de visitar o Leicester no seu último jogo de 2024.

Com a movimentada época festiva a aproximar-se, Foden exortou os seus colegas de equipa a manterem-se unidos.

"Trata-se de manter a nossa mentalidade forte durante os 90 minutos e não estamos a fazer isso neste momento", disse: "Temos de voltar a jogar e mostrar carácter para recuperarmos deste erro. Não é altura de nos lamentarmos, mas sim de nos mantermos unidos, fortes e voltarmos a jogar. Tenho a certeza de que vamos regressar".