Futuro imediato de Toney permanece incerto, com regresso à Premier League pouco provável

Ivan Toney tem desfrutado da vida na Arábia Saudita
Ivan Toney tem desfrutado da vida na Arábia SauditaWUN SUEN / AFP

O interesse em Ivan Toney tem vindo a aumentar à medida que se aproxima o mercado de janeiro, mas os primeiros indícios apontam para que o regresso à Premier League esteja mais distante do que muitos antecipam.

Toney, que saiu do Brentford em 2024 para uma transferência milionária para o Al Ahli na Arábia Saudita, tem sido alvo de avaliações discretas enquanto os clubes ingleses analisam se o avançado está disposto a regressar.

O Tottenham demonstrou maior interesse e fontes indicam que o novo treinador principal, Thomas Frank, já manteve conversas exploratórias sobre uma possível reunião com o avançado que orientou anteriormente no Brentford.

Outros clubes, como o Chelsea, Arsenal e Manchester United, também o acompanharam em diferentes momentos, e há indicações de que, além dos Spurs, outros clubes procuraram perceber o seu estado de espírito atual.

No passado, existiram dúvidas sobre a personalidade de Toney e se se adaptaria a determinados ambientes de balneário. Foi sugerido que este foi um dos fatores que levou o Arsenal a hesitar numa possível contratação.

Toney aufere cerca de 400.000 libras (mais de 450.000 euros) por semana na Arábia Saudita, um salário que, na sua situação atual, está isento de impostos.

Qualquer regresso a Inglaterra exigiria um ajuste significativo, já que os clubes da Premier League sabem que seria difícil garantir-lhe sequer metade desses rendimentos.

Essa diferença financeira sempre foi vista como um obstáculo, mas fontes próximas da situação referem que Toney também tem sido motivado por razões desportivas.

Um dos fatores que tem ponderado é a possibilidade de conquistar um lugar na seleção inglesa para o Mundial-2026.

Os números de Toney
Os números de ToneyFlashscore

A equipa de Thomas Tuchel já garantiu a qualificação e, embora Harry Kane continue a ser a escolha indiscutível, a concorrência atrás dele ainda não está totalmente definida.

Uma transferência em janeiro para a Premier League poderia ajudar a reavivar as hipóteses de Toney entrar nas opções.

No entanto, quem acompanha o caso acredita agora que o caminho de Toney para a seleção inglesa está bastante estreito, tendo em conta o calendário, e essa perceção pode influenciar a sua decisão de regressar ao futebol inglês.

Apesar de os clubes da Premier League continuarem atentos à situação – e não descartarem a oportunidade caso Toney fique disponível – a expectativa atual é que o avançado permaneça na Arábia Saudita, pelo menos por agora.

Dean Jones
Dean JonesFlashscore