Acompanhe as incidências da partida
Isak poderá estrear-se pelo Liverpool diante do Burnley, no domingo, após completar uma transferência recorde de 125 milhões de libras (cerca de 147 milhões de euros), proveniente do Newcastle, no fecho do mercado.
O treinador dos Reds, Arne Slot, elogiou a qualidade do avançado sueco, de 25 anos, que esta semana treinou pela primeira vez com os campeões da Premier League. Slot chegou mesmo a sugerir que Isak tem potencial para ser o melhor do mundo, uma afirmação que não caiu bem junto do técnico do Manchester City, Pep Guardiola.
Erling Haaland, compatriota de Isak, já soma 88 golos em 100 jogos na Premier League desde que chegou ao City, em 2022, oriundo do Borussia Dortmund. Nesse período, foi decisivo na conquista de dois títulos da Premier League, uma Liga dos Campeões e uma Taça de Inglaterra.
Isak, por sua vez, transferiu-se da Real Sociedad para o Newcastle também em 2022. Pelos Magpies, marcou 54 golos em 86 jogos no campeonato, sendo peça fundamental na conquista da Taça da Liga na época passada, o primeiro troféu do clube em 56 anos.
"Um pouco acima", disse ele sobre Haaland. "Isak é um jogador excecional. Perguntaram-me sobre o Erling, e ele é de topo. O Isak deve ser um jogador de topo, pelo que pagaram. Outro diria (Kylian) Mbappé, outro (Lionel) Messi, Cristiano (Ronaldo). Eu não trocaria o Erling por ninguém. Conheço-o. Gosto dele."
Guardiola vai precisar de Haaland ao seu melhor nível no dérbi de Manchester de domingo, numa altura em que o City procura reencontrar-se após derrotas consecutivas frente a Tottenham e Brighton.
Depois de um dececionante terceiro lugar na época passada, o técnico espanhol esperava que a sua equipa renovada arrancasse em grande esta temporada, mas os campeões têm sido afetados por lesões e fragilidades defensivas.
"Enorme" Donnarumma
O City contratou o guarda-redes italiano Gianluigi Donnarumma do Paris Saint-Germain para substituir Ederson, que saiu para o Fenerbahçe depois de oito anos em Manchester.
O brasileiro foi um dos pilares da campanha dominadora do City na Premier League, mas a sua forma caiu nas últimas duas épocas.
A capacidade de Ederson em iniciar ataques com a sua notável qualidade de passe contrasta com as limitações de Donnarumma com a bola nos pés, mas Guardiola garante não estar preocupado com a mudança.
"Tento sempre adaptar-me à qualidade dos jogadores. Não exigiria que o Gigi fizesse algo com que não se sentisse à vontade", disse Guardiola, que se recusou a confirmar se Donnarumma ou James Trafford seria titular na baliza contra o United no Estádio Etihad.
"Estamos a falar do melhor guarda-redes que já vi em termos de distribuição, passes curtos e longos, o Ederson. Não trouxemos o Gigi para fazer o que o Ederson fez. O Gigi tem outra qualidade. É muito alto. É enorme. Todos os guarda-redes defendem remates, dão personalidade à equipa e são uma grande presença. Ele tem feito isso nos jogos mais importantes", explicou.
Guardiola não está preocupado, apesar do lento início de época do City.
"Quando se mudam 10 jogadores em quatro ou cinco meses, tudo tem de estar resolvido, fixo e consistente. Ainda estamos a fazer muitas coisas boas, mas ainda precisamos de ser mais consistentes do que temos sido. Passo a passo, vamos fazê-lo", disse.