O internacional português sofreu um problema nos isquiotibiais e junta-se assim a uma lista crescente de ausências no setor defensivo da equipa inglesa. Guardiola revelou ainda que Josko Gvardiol também estará afastado “durante muito tempo”, devido a uma fratura numa perna, agravando as dificuldades do campeão inglês.
Estas ausências somam-se aos problemas físicos recorrentes de John Stones e à indisponibilidade de Rayan Aït-Nouri, que se encontra ao serviço da Argélia na Taça Africana das Nações (CAN).
Apesar do cenário adverso, Guardiola mostrou confiança na resposta do grupo. “Com o espírito que nos caracteriza, conseguimos sempre dar resposta”, afirmou o treinador catalão em conferência de imprensa.

Questionado sobre a possibilidade de reforçar o plantel no mercado de inverno, Guardiola afastou a hipótese de um investimento semelhante ao da época passada, quando o clube contratou Omar Marmoush, Vítor Reis, Abdukodir Khusanov e Nico González para colmatar uma vaga de lesões. “Talvez venhamos a contratar, mas será completamente diferente. Não vamos comprar quatro ou cinco jogadores como no último inverno”, assegurou.
Ainda assim, a imprensa britânica tem avançado com negociações para a contratação de Antoine Semenyo, extremo do Bournemouth, e admite também o interesse do Manchester City em Marc Guéhi, defesa do Crystal Palace.
Amorim despedido do rival Manchester United
Guardiola falou ainda sobre a saída de Ruben Amorim do Manchester United.
"Tudo o que posso dizer é que o Ruben é um excelente treinador. A decisão foi tomada pelos nossos vizinhos, mas desejo ao Ruben tudo de bom para o futuro", admitiu o treinador espanhol.

"Todos os treinadores são contratados pelas suas ideias e despedidos pelos seus resultados", completou.
