Guardiola sem dúvidas: "Marco Silva é dos melhores treinadores que já defrontei"

O treinador do Manchester City, Pep Guardiola
O treinador do Manchester City, Pep GuardiolaReuters / Phil Noble

O treinador do Manchester City, Pep Guardiola, falou à comunicação social antes do confronto desta semana com o Fulham.

Siga o Manchester City - Fulham com o Flashscore

As duas equipas defrontam-se pela primeira vez desde a vitória caótica por 5-4 do City há apenas alguns meses, em Craven Cottage. Desta vez, as duas equipas encontram-se no Etihad Stadium, onde o City conquistou 44 pontos em 51 possíveis nos últimos 17 jogos em casa na Premier League.

A equipa de Guardiola chega a este jogo depois de uma rara vitória frente ao Liverpool em Anfield, um estádio onde, sob o comando do técnico espanhol, só tinha vencido uma vez em dez jogos.

"Ainda assim, a distância não é enorme, mas tendo em conta o que o Arsenal está a fazer, seis pontos são muitos. Sempre, no último mês ou semanas, antes do jogo, na flash interview, se perderes, perdes tudo e desapareces do planeta Terra. 

Sobre a reação à vitória: "Ontem não vi os jogadores, e hoje ainda não vi os jogadores, vamos ver. Ainda assim, a distância não é enorme, mas considerando o momento do Arsenal, seis pontos são muitos. O próximo jogo é contra uma equipa (Fulham) que, ano após ano, está a evoluir, por isso vamos ver."

Khusanov está a evoluir

Guardiola foi depois questionado sobre Abdukodir Khusanov e a sua evolução dentro e fora do relvado, à medida que se adapta à vida em Inglaterra. O defesa lesionou-se frente ao Liverpool e dificilmente vai defrontar o Fulham esta semana, pois ainda está a recuperar.

"Ele não fala como William Shakespeare, mas está cada vez melhor! Percebe o que queremos e, a cada momento, está melhor. É muito inteligente. Normalmente, penso que, por ser tão físico, forte e rápido, não consegue pensar, mas é exatamente o contrário – está sempre a tomar boas decisões. É muito rápido. As suas recuperações são uma das suas qualidades, mas é muito inteligente. Normalmente, um jogador com o seu físico não precisa de usar o que se passa à volta, mas ele tem ambos. Por isso está a evoluir. Acredito que pode melhorar, está sempre recetivo. O Man City tem jogador e central para muitos anos."

Por fim, com os problemas defensivos do City a agravarem-se, Guardiola foi questionado sobre como a sua equipa pode travar o ataque implacável do Fulham, que já marcou 35 golos em 25 jogos esta época.

"A cada época estão melhores. Os movimentos que fazem... são realmente bons. Os padrões e a qualidade que têm, a calma com que jogam e a velocidade. O Marco Silva é dos melhores treinadores que já defrontei. Está destinado a ser um dos melhores dentro de alguns anos, sem dúvida."