Mais

Guardiola sobre o Arsenal: "Se ganhar o título, será apenas porque gastou"

Guardiola durante a sua conferência de imprensa
Guardiola durante a sua conferência de imprensaČTK / AP / Nick Potts
O treinador do Manchester City, Pep Guardiola, falou antes do jogo deste fim de semana contra o Arsenal, que também disputa o título.

Siga as incidências da partida

Tanto Arsenal como City entram em campo depois de vitórias a meio da semana sobre o Nápoles e o Athletic Club e esperam conquistar três pontos cruciais, numa altura em que cada equipa persegue o líder Liverpool, que está no topo da tabela.

Guardiola começou por falar da importância do jogo de domingo e comentou que ainda é muito cedo para falar da disputa pelo título.

"É o quinto jogo. Será o quinto jogo. Vamos lá", disse.

"Quando cheguei aqui, Brian Kidd disse-me que Sir Alex Ferguson disse que, na Premier League, é preciso ficar perto dos quatro primeiros até ao Boxing Day. Depois disso, podemos pensar no assunto". 

"Na época passada, depois do Boxing Day, estávamos noutro país... Vamos ver o que acontece. Há muitos jogos. Por experiência, nas seis conquistas da Premier League, penso que em quatro ou cinco estivemos atrás do Liverpool ou do Arsenal em dezembro, janeiro. E, no final, ganhámos".

"Ver a equipa a evoluir, é essa a minha preocupação neste momento. Ver a equipa dar um passo em frente todos os dias. Não vamos ganhar a Premier League no domingo. Não vamos perder a Premier League no domingo", atirou.

Forma de Rodri

O vencedor da Bola de Ouro, Rodri, ainda está a recuperar da rotura do ligamento cruzado anterior e Guardiola foi questionado sobre se está suficientemente apto para jogar três jogos por semana.

"Vamos ver dia a dia... Ontem, por exemplo, na sessão de treino, ele não se sentia confortável, não se sentia bem, mas disse 'Não, não, amanhã estarei bem' e jogou de forma extraordinária".

"E com ele em campo, sentimo-nos mais confortáveis. Mas, claro, depois de uma lesão, é preciso estar alerta, e decidiremos no domingo como é que ele se sente".

Siga a evolução de Rodri com a nova funcionalidade do Flashscore

Pensamentos sobre o Arsenal

Em seguida, o treinador espanhol falou sobre a derrota no Arsenal na época passada, num jogo que terminou 5-1, no qual o defesa Miles Lewis-Skelly gozou com Erling Haaland com a sua celebração de meditação.

"No jogo da época passada, começámos como muitas vezes na época passada e, depois, estivemos muito bem, tendo em conta o que se passou na época passada, e os últimos 15-20 minutos foram um desastre. Esquecemo-nos de fazer o que tínhamos de fazer e depois disso foi fácil para o Arsenal".

"Esperemos que esta época possamos fazer mais alguns desafios, porque Mikel Arteta é um treinador extraordinário e melhoraram o plantel durante quatro ou cinco janelas de transferências. É um plantel inacreditável e uma equipa inacreditável, um dos adversários mais difíceis que se pode encontrar atualmente na Europa e nós tentamos competir". 

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

"Quero competir para ser uma equipa melhor do que fomos na época passada, especialmente nos últimos 20-25 minutos".

Por fim, Guardiola brincou dizendo que, se o Arsenal vencer, isso se deve mais aos seus gastos do que à sua qualidade, algo que muitos especialistas têm dito sobre a sua equipa nos últimos anos.

"É o que é. Eles decidiram fazer isso no Arsenal", disse.

"Só quero dizer ao meu amigo Mikel Arteta que, se ele ganhar o título, será apenas porque gastou, não porque trabalhou muito ou porque os seus jogadores o fizeram. É como o Liverpool. Se o Arne voltar a ganhar, será porque gastou muito dinheiro. Não é verdade? Porque não foi só com o Man City que isso aconteceu, certo?", atirou.