O jogador de 26 anos consolidou a sua carreira em Itália ao serviço da Lazio, depois de ter passado pela Marselha, onde realizou 103 jogos, após um empréstimo inicial do Arsenal.
O treinador principal do Sunderland, Regis Le Bris, trabalhou com o médio enquanto liderava a equipa de reservas do Lorient, e o jornalista Giulio Cardone revelou à RadioSei que o Sunderland apresentou uma proposta de 25 milhões de euros pelo francês, que recusou a transferência.
"O Sunderland fez uma oferta significativa por Guendouzi, no valor de 25 milhões de euros. Guendouzi gostaria de ir para Inglaterra neste momento", anunciou.
Questionado sobre se o médio pretende regressar ao principal escalão inglês, Cardone afirmou que sim, "mas não para o Sunderland. Ele procura algo mais."
As declarações de Cardone vão magoar os adeptos do Sunderland, que viram o seu clube ser promovido à Premier League, onde ocupa atualmente a 9.ª posição, acima de equipas como o Tottenham e o Liverpool.
Depois de sair do Arsenal, Guendouzi admitiu que cometeu erros sob o comando de Mikel Arteta, mas não tem arrependimentos relativamente ao seu percurso no clube.
“Não trabalhei muito com o Arteta, foram apenas seis meses. Tinha 19 anos, estava a aprender todos os dias. Não voltaria a cometer os mesmos erros que cometi aos 19. Não tenho qualquer arrependimento sobre o que fiz no Arsenal. Tinha 19 anos e joguei 85 partidas em dois anos. 85 jogos por um clube grande como o Arsenal é muito", recordou.
