Depois de duas temporadas brutais em termos de golos ao serviço do Sporting, Viktor Gyökeres tornou-se um dos jogadores mais cobiçados do último mercado de transferências de verão. O sueco, depois de mostrar o seu valor num campeonato de segundo plano, procurava uma oportunidade de ouro na elite e o Arsenal, após uma longa disputa e um investimento avultado (66 milhões de euros), ofereceu-lha.
O Emirates recebeu de braços abertos a peça que faltava, já que era precisamente esse perfil de '9' puro que Mikel Arteta mais sentiu falta nos últimos tempos. As expectativas, naturalmente, eram elevadíssimas e, a meio da temporada, é evidente que estão longe de se concretizar.
De facto, o salto de Portugal para a Premier League parece estar a ser demasiado exigente. O sueco deparou-se com um muro de competitividade que reduziu drasticamente os seus números ofensivos.
Até ao momento, Gyökeres disputou 24 jogos oficiais nesta época pelo Arsenal. Os seus registos são bastante modestos, já que o avançado só conseguiu marcar sete golos, dois deles de grande penalidade. Uma contribuição escassa à qual não acrescentou qualquer assistência. Os dados contrastam fortemente com o que conseguiu em Lisboa. Na temporada passada, após os primeiros 24 confrontos, os números do sueco eram de outro nível, com um total de 26 golos e 5 passes para golo. Ou seja, 31 contribuições ofensivas. Mais 24 do que nesta época.
Uma diferença abismal que só parece poder aumentar na segunda metade da temporada. O sueco conta com a total confiança de Mikel Arteta, embora até a paciência do espanhol possa ter limites se Gyökeres não encontrar o seu espaço em Londres.

