Howe comenta rumores de saída no verão: "Isso é uma surpresa para mim"

Howe questionado sobre saída perante rumo incerto do Newcastle
Howe questionado sobre saída perante rumo incerto do NewcastleReuters

O treinador do Newcastle United, Eddie Howe, admitiu que a confiança é fundamental antes de defrontar o Brentford no sábado à noite, mas desvalorizou as dúvidas em relação ao seu futuro.

Acompanhe as incidências da partida

Os Magpies vão receber o Brentford depois de duas derrotas consecutivas fora, frente ao Manchester City e ao LiverpoolHowe reconhece que este duplo revés afetou os seus jogadores e afirma que a confiança e a crença do Newcastle ao entrar em campo serão determinantes.

"Perder é sempre uma sensação difícil; é preciso lidar com a derrota. É necessário evoluir. Estamos a tentar fazê-lo num curto espaço de tempo. O mais importante é que os jogadores entrem no novo jogo com uma mentalidade positiva", afirmou esta sexta-feira.

"Cada jogo é para ganhar. O Brentford tem estado muito forte esta época. Têm qualidades bem definidas. Conseguiram reagir bem às saídas que tiveram este ano".

Howe foi questionado sobre a quebra de rendimento do ponta-de-lança Nick Woltemade. O internacional alemão, segundo o seu treinador, está agora a ter de adaptar o seu jogo à medida que os defesas o vão conhecendo melhor.

"Ele é jovem, está numa liga nova e começou muito bem. Todos esperavam que continuasse assim", disse Howe.

"Está a adaptar-se à liga, à intensidade. As equipas já percebem o seu jogo e ele tem de encontrar soluções diferentes. Ainda tem trabalho pela frente. Tem demonstrado sempre uma excelente atitude".

Howe mostrou-se otimista quanto à condição física de Bruno Guimarães, com o capitão do clube a ter falhado a derrota na meia-final da Taça frente ao City.

"Treinou na quarta-feira e sentiu-se bastante bem. Esperemos que esteja apto", disse o treinador, que também deu novidades sobre o médio Lewis Miley.

"Vamos saber hoje (sexta-feira). Não estou à espera de novidades sobre ele. Não é uma lesão grave e espero que regresse em breve".

Semanas complicadas

Referindo-se aos resultados recentes, Howe insiste que os mesmos não refletem o que o Newcastle tem feito em campo.

"Acho que, naturalmente, pode perder-se o foco nos jogos que tivemos. Paris, Liverpool e Man City, para qualquer equipa, jogar fora num espaço de tempo tão curto – tudo seguido em semanas de três jogos e seis dias – os jogadores entraram nesses jogos sem estarem nas melhores condições físicas – para qualquer equipa isso é complicado", explicou.

"Ao ver esses jogos, os resultados parecem bastante maus, mas penso que os jogos foram muito diferentes; todos podiam ter tido outro desfecho".

A forma do Newcastle
A forma do NewcastleFlashscore

"Temos de reconhecer isso e proteger a confiança dos jogadores, porque se levarem esse peso para o próximo jogo, pode ser complicado. Precisamos que os jogadores entrem nestes jogos com a cabeça limpa e confiança em si próprios".

Howe acrescentou ainda: "Estamos a tentar fazer isso num espaço de tempo muito curto, reconhecendo também os pontos fortes das exibições e onde precisamos de melhorar".

"O mais importante é que os jogadores entrem no próximo jogo com uma mentalidade positiva, isso é fundamental, por isso a forma como lidamos com cada derrota que tivemos na última semana é crucial para o nosso sucesso daqui para a frente".

Saída iminente?

Antes de terminar a conferência de imprensa, Howe foi questionado se tinha alguma mensagem para os adeptos que ficaram desiludidos com a eliminação nas meias-finais da Taça da Liga frente ao Manchester City. Sente-se cada vez mais entre os adeptos dos Magpies que o clube está a perder rumo.

"A minha mensagem para eles é que estamos a lutar... e vamos dar tudo para tentar alcançar um desfecho positivo", respondeu.

Howe foi também questionado sobre notícias que apontam para uma possível saída no verão.

"Isso é uma surpresa para mim", respondeu Howe. "Como já disse antes, dou sempre o meu melhor todos os dias ao clube, a todos os jogadores e equipa técnica, para tentar ser a melhor versão de mim próprio e inspirar a equipa a vencer jogos".

"É nisso que penso. Não costumo olhar demasiado para o futuro. Procuro preparar e planear para que o clube evolua em todos os aspetos. O meu futuro individual não é realmente relevante", concluiu.