Inspirado por Cristiano Ronaldo, Igor Thiago surpreende no Brentford e pisca o olho ao Mundial

Igor Thiago celebra um dos seus golos pelo Brentford na Premier League.
Igor Thiago celebra um dos seus golos pelo Brentford na Premier League.EDDIE KEOGH / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

O avançado do Brentford, Igor Thiago, já fez história na Premier League: agora, o brasileiro espera levar a sua improvável história de sucesso até ao Mundial.

Movido por um desejo ardente de homenagear a memória do seu pai e inspirado pelos feitos goleadores de Cristiano Ronaldo, Thiago tornou-se um dos avançados mais temidos da Premier League.

Estabeleceu um novo recorde de golos marcados por um brasileiro numa só época da Premier League ao bisar na vitória do Brentford por 3-0 frente ao Sunderland a 7 de janeiro.

O avançado de 24 anos já soma 16 golos no principal escalão esta temporada, ultrapassando assim as marcas anteriores de 15 golos alcançadas pelos compatriotas Roberto Firmino, Gabriel Martinelli e Matheus Cunha.

Gabriel Jesus, Richarlison, Philippe Coutinho, Juninho e Robinho estão entre os outros avançados brasileiros que já passaram pela Premier League. No entanto, o discreto Thiago, que se destaca pela sua presença física, superou todos eles.

Há apenas três anos, era um desconhecido ao serviço do Ludogorets Razgrad, da Bulgária, alimentando sonhos distantes de seguir as pisadas do seu ídolo de infância, Ronaldo.

"Vi o Cristiano Ronaldo a jogar pelo Manchester United e isso foi o mais marcante. Disse para mim mesmo: 'Quero ser como ele'," afirmou Thiago.

Os seus golos ajudaram o Ludogorets a conquistar o título búlgaro e valeram-lhe a transferência para o Club Brugge em 2023.

A sua veia goleadora na Bélgica chamou a atenção da rede de olheiros do Brentford, conhecida por descobrir talentos em bruto.

Os Bees contrataram Thiago por um valor recorde de 30 milhões de libras (34,6 milhões de euros) em 2024, mas perderam-no durante grande parte da época de estreia devido a uma grave lesão no joelho.

Os números de Igor Thiago
Os números de Igor ThiagoFlashscore

Thiago compensou o tempo perdido, com as saídas de Bryan Mbeumo e Yoane Wissa no mercado de verão a abrirem-lhe espaço na equipa de Keith Andrews.

Começou a época a marcar logo no primeiro jogo frente ao Nottingham Forest, bisou numa vitória diante do Manchester United e voltou a marcar num triunfo sobre o Liverpool. Thiago também assinou um hat-trick no terreno do Everton pouco antes da sua exibição histórica frente ao Sunderland.

"Muitos duvidaram que eu fosse capaz"

É uma ascensão tão meteórica que até Andrews foi apanhado de surpresa.

"Penso que quem disser que acreditava que ele seria tão bom está provavelmente a mentir. Tem sido sensacional. Não o trocava por ninguém. É muito valioso para nós", afirmou.

O sucesso de Thiago é ainda mais notável tendo em conta a perda do pai, que morreu quando o avançado tinha apenas 13 anos.

Trabalhou como servente de pedreiro e numa banca de fruta para ajudar a mãe, Maria, que era empregada de limpeza na sua terra natal, Gama, perto de Brasília.

"A minha infância influenciou claramente a forma como jogo," disse. "Fez-me crescer como homem. Ensinou-me a valorizar tanto as pequenas como as grandes coisas. Hoje olho para a minha vida e percebo que sou privilegiado com tudo o que tenho."

Graças à veia goleadora de Thiago, o Brentford subiu ao quinto lugar da Premier League, alimentando sonhos inesperados de qualificação para a Liga dos Campeões.

O clube, pouco habituado a estas andanças, está dois pontos à frente do vizinho do oeste de Londres, o Chelsea, que recebe o Brentford no sábado.

"Sempre sonhei jogar na Premier League. Muitos duvidaram que eu fosse capaz e quis provar o contrário," afirmou Thiago.

Já associado a uma possível transferência para o líder da Premier League, o Arsenal, foi catapultado para a luta por um lugar na convocatória do Brasil para o Mundial.

Thiago, que também tem passaporte búlgaro, nunca representou o Brasil, mas a oportunidade de vestir a camisola da canarinha seria o culminar de uma trajetória incrível.

"É o meu maior objetivo," disse. "Quando lá chegar, e vou chegar, significará que consegui."