Recorde as incidências da partida
Grealish marcou à queima-roupa no segundo minuto no Etihad Stadium, marcando na Premier League pela primeira vez em 16 meses.
O extremo inglês de 29 anos marcou pela primeira vez na liga desde dezembro passado, ajudando o City a subir para o quarto lugar na sua luta pela qualificação para a Liga dos Campeões e a salvar uma época miserável.
O golo foi marcado no 25.º aniversário da morte do seu irmão mais novo, Keelan, que morreu com apenas nove meses.
"Este dia é sempre difícil para a família, mas fiquei feliz por ter marcado. A minha mãe e o meu pai estavam cá. Este dia é sempre difícil para a família. Por isso, marcar e ganhar foi brilhante.", disse Grealish.
Grealish tem tido dificuldades em jogar regularmente esta época devido a problemas físicos e de forma, tendo perdido o seu lugar para Jeremy Doku, Phil Foden e Savinho.
Mas Guardiola ficou impressionado com a forma como Grealish lidou com os seus problemas.
"Jack é um ser humano incrível em termos de gestos e é incrivelmente generoso. Eu não sabia disso. Não consigo imaginar o quão difícil foi, mas estar com a mãe e o pai, a irmã e toda a família, é bom", disse Guardiola.
"Ele marcou um golo e fez um bom jogo. Estou contente por ele. Sei que não é fácil quando não se joga regularmente", sublinhou.
Omar Marmoush marcou o segundo golo aos 29 minutos e o City relaxou durante o resto do jogo para se aproximar do segundo classificado Leicester, que continua a 12 pontos de distância da segurança.
"Não foi fácil com 10 jogadores atrás da bola na área e faltou-nos o terceiro golo para estarmos mais relaxados. Mas não sofremos nenhum golo até quase ao fim e estou satisfeito com um bom desempenho", disse Guardiola.
Guardiola também esclareceu a duração da ausência de Erling Haaland, depois de o norueguês ter sofrido uma lesão no tornozelo na vitória de domingo sobre o Bournemouth, nos quartos de final da Taça de Inglaterra. O avançado recebeu tratamento especializado do Dr. Ramon Cugat, em Barcelona.
"Ele já o viu e esperamos cinco a seis semanas", disse Guardiola.