A queda iminente do Leicester para o Championship foi confirmada no domingo, depois de uma derrota por 1-0 frente ao Liverpool - a 23.ª derrota da época na Premier League. O desaire no King Power foi também o nono jogo consecutivo em casa em que não marcaram golos, o que constitui um novo recorde inglês.
Vardy, que levou o Leicester ao título da Premier League em 2016, é o melhor marcador da equipa com apenas sete golos, mas não marcou em nenhum dos seus últimos 10 jogos. Numa avaliação sem rodeios da época do Leicester, Vardy classificou a campanha como um "espetáculo de m...", admitindo que a equipa "falhou" enquanto coletivo.
"Nesta altura, nem sei o que dizer", afirmou Vardy numa declaração publicada nas redes sociais: "Nenhuma palavra que eu tenha pode expressar os meus sentimentos de raiva e tristeza pela forma como esta época decorreu. Não há desculpas".
"Coletivamente, como jogadores e como clube, falhámos. Simplesmente não há como esconder, e recuso-me a aceitar qualquer sugestão nesse sentido. Estando neste clube há tanto tempo, passámos por tantos momentos altos e sucessos, mas esta época não foi mais do que miserável e, para mim, pessoalmente, uma vergonha total. Dói, e sei que vocês também o estão a sentir. Para os adeptos: lamento. Lamento não termos actuado e lamento que tenhamos terminado a época de 2025 com um espetáculo tão mau."
Vardy, de 38 anos, está na sua 13.ª época no Leicester, que poderá ser a última, uma vez que o seu contrato termina no verão.
O avançado não é, provavelmente, o único nome do Leicester cujo futuro está em suspenso, uma vez que o treinador Ruud van Nistelrooy também deverá estar sob escrutínio. O neerlandês assumiu o cargo em novembro e conquistou apenas quatro pontos nos seus últimos 18 jogos, apesar de ter conquistado quatro nos dois primeiros.
O Leicester ainda tem cinco jogos a disputar nesta época, a começar por uma deslocação ao Wolves, a equipa em melhor forma da Premier League, no sábado.