Mais

John Textor tranquilo em relação à participação do Crystal Palace na Liga Europa

Palace venceu a Taça de Inglaterra
Palace venceu a Taça de InglaterraAFP

O coproprietário do Crystal Palace, John Textor, admitiu não ter pensado no facto de a sua equipa poder ficar de fora da Liga Europa.

Os Eagles venceram o Manchester City no Estádio de Wembley, na final da Taça de Inglaterra, e garantiram o seu lugar na Liga Europa, que agora está em risco. A situação deve-se às regras da UEFA relativas à propriedade de vários clubes, uma vez que Textor é proprietário do Palace e do Lyon, que se qualificaram para a Liga Europa.

O clube francês recorreu com sucesso contra a despromoção para a Ligue 2, o que poderá afetar as esperanças do Palace de disputar a Liga Europa, num golpe devastador que será difícil de aceitar para o clube, que beneficia muito com a participação na competição.

Textor detém 90% do Lyon e 43% do Palace e está atualmente a aguardar uma decisão da UEFA. Apesar de tanta ansiedade em torno dos dois clubes, Textor admite que não está a pensar no assunto, pois acredita que não teve qualquer influência no Palace, o que poderá ajudar o seu caso.

"Admito que nem sequer estou a pensar no assunto", disse Textor ao Talksport: "Mas também li a regra. A regra é muito clara. Se tiveres influência decisiva, podes ter de pensar nisso. Eu não tenho. Não tive. Se eu tivesse influência decisiva, teria tentado vender o clube em junho de 2024".

Embora já tenha vendido as suas ações na equipa da Premier League, espera-se que a questão do emblea londrino seja analisada depois de ter sido confirmado o lugar do Lyon na Liga Europa. No entanto, o destino está nas mãos da UEFA, que poderá permitir que a equipa dispute a Liga Europa se considerar que a influência de Textor é mínima.