Phil Foden está a redescobrir o prazer de jogar futebol depois de um final de temporada difícil. Pep Guardiola destacou a sua determinação em continuar apesar do cansaço como prova de que o médio ofensivo está novamente próximo do seu melhor nível.
Acompanhe as incidências da partida
Foden teve dificuldades em repetir a forma estelar da época 2023/24, na qual marcou 27 golos e somou 13 assistências em todas as competições, rendimento que lhe valeu o prémio de Jogador da Época. Entre janeiro e maio, porém, não marcou qualquer golo.
Agora, parece ter regressado à boa forma nesta fase competitiva, com dois golos e duas assistências em cinco jogos. Frente ao Huddersfield, na terceira ronda da Taça da Liga, assinou um golo e uma assistência na vitória por 2-0.
“O Phil tem vindo a assumir responsabilidade desde os 17 anos, quando começou a treinar connosco. O maior exemplo foi contra o Arsenal, quando todos estavam exaustos, cansados porque corríamos e defendíamos muito”, recordou Guardiola, referindo-se ao empate de domingo (1-1) no terreno dos Gunners.
“Naquele momento, ele disse que queria voltar a jogar. Foi exatamente assim quando chegou, ainda adolescente: queria jogar todos os dias porque estava feliz. É um sinal de que está pronto. Todos sabemos o que pode fazer, só temos de o deixar desfrutar do futebol. A sua preparação física é excelente, está focado e pode jogar de três em três dias com grande intensidade”, acrescentou o treinador espanhol.
"Tenho a certeza de que todos ficarão encantados com o Walker"
O Manchester City defronta o recém-promovido Burnley no sábado. Guardiola confirmou que Erling Haaland, que marcou em todos os jogos exceto um, está pronto a regressar após uma lesão nas costas que o afastou do encontro com o Huddersfield. Já Rayan Aït-Nouri, Rayan Cherki, Omar Marmoush e Abdukodir Chusanov continuam indisponíveis. Mateo Kovacic poderá regressar depois de uma cirurgia ao tendão de Aquiles.
O encontro terá também um significado especial para Kyle Walker, que fará o seu primeiro regresso ao Etihad desde a saída, após oito temporadas marcadas por títulos, incluindo seis campeonatos da Premier League e uma Liga dos Campeões.
“Tenho a certeza de que todos ficarão encantados por o ver. Foi um verdadeiro defesa que definiu a nossa época nos últimos oito anos. Estou certo de que os adeptos lhe vão mostrar gratidão. Um dos melhores em termos de consistência, sem lesões, jogando todos os duelos, com uma personalidade incrível no balneário”, elogiou Guardiola.