Siga as incidências do encontro
No último sábado, diante do Leeds (3-3), a estrela egípcia abriu o jogo, admitindo que a sua relação com o técnico Arne Slot está completamente desgastada.
"Estou muito, muito dececionado. Fiz muito por este clube ao longo dos anos, especialmente na última temporada. Agora estou no banco e não sei o motivo. Parece que o clube me atirou aos leões. É assim que me sinto. Acho que está bem claro que alguém queria que eu levasse toda a culpa", desabafou o jogador.
De estrela a suplente
Salah virou uma lenda dos Reds desde que chegou a Anfield vindo da Roma em 2017. No total, foram 250 golos (terceiro melhor marcador da história do Liverpool) para dois títulos da Premier League (encerrando um jejum de mais de 30 anos em 2020) e uma Liga dos Campeões (2019).
Após uma temporada passada fantástica (34 golos e 23 assistências em 52 partidas disputadas em todas as competições), Salah, aos 33 anos, renovou por mais dois anos num contrato lucrativo.
Mas, esta temporada, soma apenas cinco golos e três assistências em 19 jogos, números baixos que coincidem com a má temporada do Liverpool, oitavo classificado na Premier League, 10 pontos atrás do líder Arsenal e fora do top 8 na Liga dos Campeões.
Slot já havia deixado Salah fora da equipa nos jogos da Liga dos Campeões contra o Galatasaray e o Frankfurt, mas manteve o egípcio como titular no campeonato nas 12 primeiras jornadas, até à derrota com o Nottingham Forest, o que acabou com a paciência do treinador neerlandês.
O Liverpool foi o clube que mais investiu em contratações no mundo no último verão europeu, com mais de 400 milhões de euros gastos apenas em três avançados: Florian Wirtz, Hugo Ekitike e Alexander Isak.
Apesar do início de temporada abaixo do esperado de Wirtz e Isak, Slot vê-os como o futuro do clube, o que gerou atrito com o egípcio.
"Recebi muitas promessas, e já são três jogos que sou suplente, então não posso dizer que cumpriram o que prometeram", lamentou Salah.
"Sem relação com Slot"
"Já disse várias vezes antes que tinha uma boa relação com o treinador e, de repente, não temos mais nenhuma relação", acrescentou.
A sua iminente ida para a CAN fez Slot pensar nos jogadores com quem poderá contar até depois do Natal, incluindo a fase decisiva da Liga dos Campeões.
Contra o Brighton no próximo fim de semana, "vou estar em Anfield para me despedir dos adeptos antes de ir para a CAN, porque não sei o que vai acontecer", disse aos jornalistas no sábado.
Se deixar Anfield em janeiro, rumores apontam que o egípcio, ícone do futebol árabe, pode ir para a Saudi Pro League por um valor significativo, o que permitiria ao Liverpool recuperar parte do dinheiro investido.
Mas o crédito de Slot após uma primeira temporada brilhante, com o desafio extra de substituir Jürgen Klopp no comando, parece ter se esgotado entre os adeptos dos Reds e qualquer movimento pode mudar completamente a situação de Salah.
A tensão antes da visita ao Inter em Milão esta terça-feira é enorme. Se não vencer, o Liverpool ficará praticamente fora da disputa por uma vaga direta nos oitavos a crise do clube só vai piorar.

