Pai de três filhos Jota morreu ao lado do irmão a 3 de julho, 11 dias depois de se ter casado com a sua companheira de longa data, Rute Cardoso, depois de o carro em que seguiam ter saído da estrada e ardido em chamas no norte de Espanha.
Um grande número de homenagens sob a forma de flores, cachecóis, cartões e camisolas foi deixado em Anfield, que o Liverpool disse que constituiria a base para o monumento permanente.
"As milhares de homenagens físicas no exterior de Anfield foram gradualmente retiradas ao longo da última semana e cuidadosamente separadas e guardadas em segurança", afirmou o clube em comunicado.
"As homenagens florais serão depois compostadas e utilizadas em canteiros de flores em todas as instalações do clube. Os restantes artefactos serão reciclados por uma empresa especializada e utilizados para ajudar a criar uma escultura memorial permanente que se tornará um futuro ponto focal de recordação em Anfield".
O clube também disse que os jogadores terão um emblema "Forever 20" - referindo-se ao número da camisola de Jota, agora retirado - impresso nas suas camisolas e casacos durante a época.
O Liverpool prestou homenagem a Jota e Silva durante o amigável com o Preston, há duas semanas, e vai realizar a sua principal comemoração, que contará com um tifo de adeptos e um minuto de silêncio, antes do início da nova época em casa frente ao Bournemouth, a 15 de agosto.
