O Liverpool vai criar uma homenagem permanente para recordar o antigo jogador Diogo Jota e o seu irmão André Silva, que morreram num acidente de viação no início do mês, anunciaram os campeões da Premier League no sábado.
Pai de três filhos Jota morreu ao lado do irmão a 3 de julho, 11 dias depois de se ter casado com a sua companheira de longa data, Rute Cardoso, depois de o carro em que seguiam ter saído da estrada e ardido em chamas no norte de Espanha.
Um grande número de homenagens sob a forma de flores, cachecóis, cartões e camisolas foi deixado em Anfield, que o Liverpool disse que constituiria a base para o monumento permanente.
"As milhares de homenagens físicas no exterior de Anfield foram gradualmente retiradas ao longo da última semana e cuidadosamente separadas e guardadas em segurança", afirmou o clube em comunicado.
"As homenagens florais serão depois compostadas e utilizadas em canteiros de flores em todas as instalações do clube. Os restantes artefactos serão reciclados por uma empresa especializada e utilizados para ajudar a criar uma escultura memorial permanente que se tornará um futuro ponto focal de recordação em Anfield".
O clube também disse que os jogadores terão um emblema "Forever 20" - referindo-se ao número da camisola de Jota, agora retirado - impresso nas suas camisolas e casacos durante a época.
O Liverpool prestou homenagem a Jota e Silva durante o amigável com o Preston, há duas semanas, e vai realizar a sua principal comemoração, que contará com um tifo de adeptos e um minuto de silêncio, antes do início da nova época em casa frente ao Bournemouth, a 15 de agosto.