Mais

Liverpool põe-se à prova contra o Palace no primeiro título da temporada

Liverpool e Palace disputam troféu
Liverpool e Palace disputam troféuJUSTIN TALLIS / AFP / Opta by Stats Perform

O reforçado Liverpool de Arne Slot, grande impulsionador do mercado de transferências, parte como grande favorito para conquistar no domingo o primeiro título da temporada no futebol inglês, o Community Shield, contra o modesto Crystal Palace.

Siga as incidências do encontro

Ainda que tenha conquistado a sua 20.ª Premier League na temporada passada – número recorde – a quatro jornadas do fim, os Reds não se acomodaram e já gastaram mais de 400 milhões de euros no mercado de transferências.

As novas contratações para o ataque, Florian Wirtz e Hugo Ekitike, e para a defesa, Milos Kerkez e Jeremie Frimpong, poderão ter em Wembley a sua primeira oportunidade para conquistar os adeptos do Liverpool. O tradicional jogo que abre a temporada em Inglaterra coloca frente a frente os campeões da Premier League e da Taça de Inglaterra da temporada anterior.

"Normalmente é preciso jogar muitos jogos antes de poder ganhar alguma coisa", afirmou Slot na conferência de imprensa antes da partida, acrescentando que "agora temos a possibilidade de ganhar algo no início da temporada. Infelizmente, vamos enfrentar um Crystal Palace muito bom, que tem sido muito difícil de vencer. Eles mostraram isso na última final (da FA Cup)", recordou o neerlandês.

Os últimos confrontos entre as duas equipas
Os últimos confrontos entre as duas equipasFlashscore

Do êxtase ao castigo da UEFA

O Palace vai disputar a sua primeira Community Shield depois de ter vencido o Manchester City por 1-0 em maio na final da Taça de Inglaterra, a primeira do clube.

Mas a euforia dos Eagles foi atenuada após serem relegados da Liga Europa para a Liga Conferência por uma infração às regras de multipropriedade de clubes.

O empresário americano John Textor detinha uma participação no Palace e é também acionista maioritário do Lyon, que também se apurou para a Liga Europa. Apesar de Textor ter vendido as suas ações ao proprietário dos New York Jets, Woody Johnson, a UEFA considerou que o clube londrino não regularizou a situação nos prazos estabelecidos. Assim, sob as regras de multipropriedade da UEFA, o Lyon manteve a sua presença na Liga Europa, já que terminou o seu campeonato – sexto – numa posição melhor do que o Palace – 12.º – na Premier League na temporada passada.

O clube inglês recorreu ao Tribunal Arbitral do Desporto.

Homenagem a Diogo Jota

Ao contrário da atividade do Liverpool no mercado de transferências, o adversário de domingo só gastou até agora 2,3 milhões de euros pelo lateral-esquerdo croata Borna Sosa e pelo guarda-redes argentino Walter Benítez, que chega com o papel de suplente.

Mas o mérito do clube do sul de Londres é ter conseguido até agora manter os seus melhores jogadores , apesar do interesse de clubes ingleses e europeus. O próprio Liverpool colocou os olhos no capitão do Palace Marc Guehi, enquanto Eberechi Eze foi apontado como reforço do Arsenal.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

O técnico do Crystal Palace, Oliver Glasner, confirmou que ambos os jogadores serão titulares em Wembley e mostrou-se confiante de que a sua equipa pode subir posições na Premier League esta temporada, depois de um início discreto no ano passado que os impediu de terminar na primeira metade da tabela. "Começámos a um nível completamente diferente, com uma mentalidade diferente em relação ao ano passado", afirmou Glasner.

Antes do início da partida, será prestada homenagem a Diogo Jota, avançado português do Liverpool que faleceu no mês passado num acidente de viação em Espanha, aos 28 anos. O lema "Forever 20", em referência ao dorsal de Jota, já retirado, figurará nas camisolas do clube esta temporada.