Mais

Liverpool regista prejuízo de 69 milhões de euros em 2023/24 depois de falhar a Liga dos Campeões

Liverpool está a caminho do 20.º título da primeira divisão inglesa
Liverpool está a caminho do 20.º título da primeira divisão inglesaCarl Recine / Getty Images via AFP
O Liverpool registou um prejuízo, antes de impostos, de 69 milhões de euros para a época de 2023/24, devido à ausência da Liga dos Campeões e ao aumento dos custos administrativos.

Mas as receitas globais do clube da Premier League aumentaram 23 milhões de euros, para 743 milhões de euros, com as receitas comerciais a subirem 43 milhões de euros para 373 milhões.

Depois de uma perda de 11 milhões de euros na época anterior, uma queda de 46 milhões de euros nas receitas dos media em 2023/24 contribuiu para uma segunda campanha consecutiva no vermelho.

Foi a primeira época, desde 2016/17, em que o clube não participou na Liga dos Campeões, a principal competição europeia de clubes.

As receitas dos jogos aumentaram 26 milhões de euros, graças à abertura da nova bancada de Anfield Road, mas os custos com pessoal - principalmente salários e bónus associados - aumentaram 15 milhões de euros para 467 milhões.

Isto deveu-se em parte aos bónus pela qualificação para a Liga dos Campeões e pela vitória na Taça da Liga, durante a última época de Jurgen Klopp em Anfield.

Os pagamentos para cobrir o tempo restante dos contratos de Klopp e da sua equipa de apoio quando saíram ascenderam a 1 11 milhões de euros .

O Liverpool terminou em terceiro lugar na Premier League e chegou aos quartos de final da Taça de Inglaterra e da Liga Europa em 2023/24.

A massa salarial foi aliviada pela saída de vários jogadores com salários mais elevados, incluindo Roberto Firmino, Fabinho e Jordan Henderson.

O clube acrescentou Alexis Mac Allister, Dominik Szoboszlai, Wataru Endo e Ryan Gravenberch à sua equipa sénior masculina, por um valor combinado de cerca de 182 milhões de libras.

"A gestão de um clube financeiramente sustentável continua a ser a nossa prioridade e, com o aumento contínuo dos custos, é essencial aumentar os fluxos de receitas ano após ano para manter a estabilidade financeira", afirmou a diretora financeira, Jenny Beacham.

"O sucesso das nossas operações comerciais, juntamente com a abertura da nova bancada de Anfield Road, aumentou as nossas receitas durante este período, o que demonstra o nosso desejo de continuar a competir aos mais altos níveis do futebol masculino e feminino", acrescentou.

O Liverpool, na sua primeira época sob o comando de Arne Slot, está a aproximar-se de um recorde de 20.º título da primeira divisão inglesa, com 13 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Arsenal, na Premier League, a apenas 10 jogos do fim.

O clube enfrenta o Newcastle na final da Taça da Liga em Wembley, a 16 de março, e está apurado para os oitavos de final da Liga dos Campeões contra o Paris Saint-Germain.