Siga as incidências da partida
Se o vir, talvez lhe pareça um dos guardas do Rei que guardam o Palácio de Buckingham. Ou que está a usar um disfarce inspirado nos Jackson Five. Mas Frank Ilett é apenas um adepto do Manchester United a quem um dia ocorreu fazer uma aposta: não voltar a cortar o cabelo até a sua equipa ganhar cinco jogos seguidos. E isso, nesta difícil época em Old Trafford, é um verdadeiro atrevimento.
Os red devils tornaram-se hoje o pior aliado dos barbeiros. Quem não deixou crescer o cabelo à espera de uma boa sequência... já o perdeu devido aos nervos. No caso deste jovem, que decidiu documentar a evolução da sua cabeleira, vai cumprir este domingo o seu 379.º dia a cumprir o desafio. A história é que não o fez desde o início e o Manchester United já soma 609 desde a última vez que encadeou cinco vitórias oficiais.
Isso concretizou-se a 18 de fevereiro de 2024, período em que a equipa de Erik ten Hag venceu na Taça de Inglaterra o Newport County (2-4) e na Premier o Wolves (3-4), o West Ham (3-0), o Aston Villa (1-2) e o Luton Town (1-2). Nessa altura, voltaram a subir para lugares europeus, embora voltassem a cair numa irregularidade que os tem marcado independentemente do treinador, e que na época passada os levou a assinar a pior temporada da sua história na Premier League.

44 jornadas sem encadear duas vitórias
E não é de admirar com os números em mãos. Talvez hoje em dia pedir cinco vitórias seguidas seja demasiado exigente para uma equipa em reconstrução; Sir Jim Ratcliffe quer dar três anos de margem a Ruben Amorim. Mas, e duas vitórias? Porque na Premier League, o Manchester United também está há 13 meses sem encadear duas vitórias seguidas. Exatamente, a partir deste domingo, 429 dias. Se Frank Ilett tivesse começado o seu desafio nessa altura, a cabeleira seria ainda maior.
Neste caso, podemos contar três seguidas: as duas últimas jornadas da época 2023/24 e a primeira da 2024/25. Os red devils venceram o Newcastle (3-2) e o Brighton (0-2) a 15 e 19 de maio, e o Fulham (1-0) a 16 de agosto. Aí terminaria a sequência, já que perderiam de seguida com os seagulls (2-1) e com o Liverpool (0-3).

No total, o United leva 44 jornadas de Premier sem duas vitórias consecutivas. Como resultado, venceu 13 jogos, empatou 10 e perdeu 21, e o seu maior período invicto são quatro encontros. Uma vez entre novembro e dezembro de 2024 e outra entre fevereiro e março de 2025. Assim, a equipa de Amorim terminou em 15.º lugar com 42 pontos, apenas à frente dos despromovidos Southampton, Ipswich Town e Leicester, dos Wolves e de um Tottenham que apostou tudo na final da Liga Europa. O mesmo que o United, mas aos de Postecoglou a coisa correu melhor.
Depois de vencer a 4 de outubro o Sunderland (2-0), o United regressa da pausa com a esperança de vencer o Dérbi do Noroeste de Inglaterra frente ao Liverpool. Os reds vêm de três derrotas consecutivas, as primeiras desta época para eles. Nada agradaria mais aos diabos vermelhos do que meter o dedo na ferida do seu eterno rival e, de passagem, acabar com uma maldição de 13 meses. E, se possível, aproximar-se do tão aguardado dia em que o cabeleireiro de Frank Ilett saia do desemprego.