O antigo avançado do Manchester United, Wayne Rooney, revelou que um jogo da Playstation Portable foi fundamental para o sucesso do treinador Sir Alex Ferguson.
Ferguson levou a equipa do Manchester United a conquistar cinco títulos da Premier League e uma Liga dos Campeões durante o seu mandato, naquela que é considerada uma das melhores épocas da história do futebol. No entanto, apesar das tácticas em campo, Rooney revelou que um jogo ajudou mais do que qualquer outra coisa fora dele.
Em declarações ao podcast da BBC The Wayne Rooney Show, o antigo internacional inglês afirmou que jogar cinco contra cinco no jogo militar SOCOM para a PlayStation Portable ajudou imenso o United.
"Acredito mesmo que uma grande parte do nosso sucesso foi jogar na PSP", disse Rooney, que ganhou cinco títulos da Premier League e uma Liga dos Campeões sob o comando de Sir Alex Ferguson: "Fazia-nos comunicar mais - costumávamos jogar no avião, no autocarro da equipa. Era eu, o Rio (Ferdinand), o Michael Carrick, o John O'Shea, o Wes Brown. É preciso falar, é preciso ser taticamente correto, ir reanimar as pessoas quando elas morrem e isso foi uma parte importante do nosso sucesso - pergunte a qualquer um desses jogadores, foi brilhante."
Van der Sar não era um fã
Apesar do sucesso, Rooney admitiu que um jogador do United não era fã do jogo e que ficava muitas vezes frustrado com o comportamento do seu colega no autocarro da equipa.
"A forma como jogámos esse jogo reflectiu esse jogador, a forma como ele joga o jogo. O Michael Carrick era um pouco calmo e sorrateiro, estávamos deitados a escondermo-nos e ouvíamos uma granada a passar pelo sítio onde ele a tinha atirado. Eu estava sempre a jogar, sempre a entrar, na linha da frente das trincheiras, a entrar. O Edwin van der Sar costumava ficar irritado, porque estávamos no autocarro da equipa e, no autocarro da equipa, gritavam por todo o lado, dizendo às pessoas onde estávamos. Por vezes, quando falta um jogador, comunicamos, flanqueamos o adversário e vamos buscá-lo. O Van der Sar ficava irritado e mexia-se, tentava afastar-se o mais possível de nós", revelou.