Martin Chivers, lendário avançado do Tottenham e da seleção inglesa, morre aos 80 anos

Martin Chivers marcou 174 golos em 367 jogos pelo Tottenham
Martin Chivers marcou 174 golos em 367 jogos pelo TottenhamČTK / AP / Dave Shopland

O Tottenham prestou homenagem esta quarta-feira ao seu antigo avançado "lendário" Martin Chivers, após o seu falecimento aos 80 anos.

Chivers marcou 174 golos em 367 jogos pelos Spurs, ocupando assim um lugar no top cinco da lista histórica do clube.

Conquistou a Taça UEFA e duas Taças da Liga depois de se juntar ao Tottenham vindo do Southampton por um valor recorde britânico de £125.000 em 1968.

Avançado possante e com instinto letal para o golo, Chivers justificou esse investimento durante os seus oito anos de sucesso ao serviço do Tottenham, tendo também apontado 13 golos em 24 jogos pela seleção inglesa.

"É com enorme tristeza que comunicamos o falecimento do nosso lendário antigo avançado Martin Chivers", referiu o Tottenham em comunicado.

"Endereçamos as mais sentidas condolências à família do Martin, aos seus amigos e antigos colegas de equipa neste momento de profunda dor. Os nossos jogadores vão usar braçadeiras pretas no jogo desta noite frente ao Bournemouth. Descansa em paz, Martin. Um dos maiores de sempre", acrescentou o clube inglês.

Chivers marcou os dois golos na vitória do Tottenham na final da Taça da Liga de 1971 frente ao Aston Villa em Wembley, e também bisou na final da Taça UEFA de 1972, diante do Wolves.

Após sair dos Spurs em 1976, representou vários outros clubes, incluindo o Servette da Suíça, Norwich e Brighton, terminando a carreira em 1983.