Mais

Mikel Arteta deposita as esperanças do título do Arsenal numa defesa impenetrável e nas bolas paradas

Mikel Arteta, treinador do Arsenal
Mikel Arteta, treinador do ArsenalReuters / Andrew Couldridge

A defesa sólida do Arsenal concedeu apenas três golos na Premier League até agora, esta época, e o treinador Mikel Arteta espera que esta base quase inexpugnável possa finalmente trazer os troféus que têm escapado ao clube do Norte de Londres há tanto tempo.

Siga o Arsenal - Crystal Palace no Flashscore

Com David Raya na baliza e a dupla de centrais composta por William Saliba e Gabriel Magalhaes, as balizas invioladas tornaram-se a imagem de marca do Arsenal esta temporada.

A solidez defensiva da equipa estende-se também à Europa, onde a linha defensiva continua sem ser batida após três jogos da Liga dos Campeões, e será novamente posta à prova quando os líderes da Premier League receberem o Crystal Palace no domingo.

"Esperamos que estas marcas que estamos a alcançar nos tragam títulos no final e os troféus que tanto desejamos. Mas quanto mais conseguirmos, mais perto estaremos de atingir o nosso objetivo", afirmou Arteta aos jornalistas esta sexta-feira.

"O nosso registo defensivo é muito bom, mas precisamos de ser consistentes. Ainda estamos no início da época e o nosso objetivo é continuar a melhorar, porque sabemos que ainda há margem para evoluir. As equipas com melhores registos defensivos, na maioria das vezes, tirando as últimas três épocas na Premier League, normalmente acabam por conquistar o título. Quanto mais fortes formos na base, maior será a probabilidade de vencer", acrescentou o treinador do Arsenal.

Especialistas em bolas paradas

Se a muralha defensiva do Arsenal tem frustrado os adversários, é na eficácia nas bolas paradas que a equipa tem reescrito os livros de recordes no ataque.

O Arsenal já marcou 10 golos em lances de bola parada em oito jogos, sendo a equipa que mais cedo atingiu a dezena de golos deste tipo na história da Premier League.

Arteta atribuiu este sucesso à obsessão no treino, que transformou as situações de bola parada na arma secreta do Arsenal.

"Antes de mais, é preciso criar a cultura e dar a devida importância a essa parte do jogo", explicou.

"Além disso, percebendo que o futebol está em constante evolução e que os adversários adaptam-se a nós, temos de maximizar certos aspetos que acontecem com muita frequência. Tudo o que ocorre com regularidade tem muito valor para nós, por isso tentamos tirar o máximo proveito e ser eficazes", acrescentou.

Arsenal procura vingança frente ao Palace

O encontro de domingo tem um significado especial, depois de o Palace ter travado o Arsenal com um empate 2-2 em abril, um resultado que acabou por dar ao Liverpool o impulso decisivo na luta pelo título.

"É o quarto jogo consecutivo em que defrontamos um adversário contra quem perdemos pontos na época passada", referiu Arteta.

"Esta época já conseguimos vencê-los, por isso o nosso foco é continuar nesse caminho", assegurou.

O jogo será também uma oportunidade para o médio ofensivo Eberechi Eze defrontar o seu antigo clube, depois da transferência do internacional inglês para o Arsenal em agosto por 68 milhões de libras.

O jovem Eze, natural da região, marcou o golo decisivo pelo Palace na final da Taça de Inglaterra da época passada frente ao Manchester City em Wembley, garantindo a vitória por 1-0 e o primeiro grande troféu do clube do Sul de Londres.

"Para o Ebs (Eze) sabemos que será um jogo muito especial, pela história e pelo que fez pelo Palace, mas o foco está na equipa", acrescentou Arteta.