Mais

Mikel Arteta diz que o Liverpool tem o plantel "mais forte" da Premier League

Mikel Arteta, treinador do Arsenal
Mikel Arteta, treinador do ArsenalDarren Staples / AFP
O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, admite que o Liverpool, rival pelo título, reuniu o plantel "mais forte" da Premier League, depois de os campeões terem contratado Alexander Isak por um valor recorde britânico.

O Liverpool investiu 145 milhões de euros no avançado sueco Isak, do Newcastle, para acrescentar mais uma opção de ataque à equipa de Arne Slot.

Recém-saídos da conquista do 20.º título inglês, igualando o recorde, na época passada, os Reds gastaram mais de 400 milhões de euros em contratações, com Florian Wirtz a chegar por 115 milhões de libras do Bayer Leverkusen.

O Liverpool gastou cerca de 200 milhões de euros a mais do que o Arsenal em oito novos jogadores, mas o gasto líquido foi menor devido a mais de 200 milhões de euros em vendas.

Os homens de Slot venceram o duelo direto entre os favoritos ao título com uma vitória por 1-0 sobre os Gunners em Anfield, antes da pausa internacional.

O Liverpool está no topo da tabela com o único registo de 100% de aproveitamento, depois de três vitórias consecutivas, enquanto o Arsenal tem seis pontos.

Questionado sobre a forma como a chegada de Isak a Anfield poderá influenciar a corrida pelo título, Arteta, cuja equipa terminou a 10 pontos do Liverpool na época passada, disse: "Eles são os mais fortes, com certeza."

"Contrataram os dois jogadores mais decisivos que estavam na Europa no mercado (Isak e Wirtz) e fizeram-no muito bem. Foram muito, muito fortes, e temos de olhar para nós próprios e para o que temos de fazer em termos das nossas capacidades para sermos melhores do que eles", acrescentou.

O Arsenal não conquista o título desde 2004, e o único troféu que Arteta conquistou nos seus cinco anos de reinado foi a Taça de Inglaterra de 2020.

Depois de terminar como vice-campeão da Premier League nos últimos três anos, Arteta sabe que a tarefa de ultrapassar o Liverpool será formidável.

"Não se trata do Liverpool, mas da liga em geral e da dificuldade que será, com o nível que tem, ser tão consistente e vencer o número de jogos necessários para ganhar o direito ao título", afirmou.

"Vai ser uma jornada muito longa para todos nós", acrescentou.

"É um prazer ver as equipas de Ange"

O Arsenal enfrenta o Nottingham Forest no Emirates Stadium no sábado sem o extremo inglês Bukayo Saka, após uma lesão muscular que sofreu na vitória por 5-0 sobre o Leeds no mês passado.

No entanto, o defesa francês William Saliba treinou na sexta-feira e está em condições de defrontar o Forest, depois de ter saído a coxear contra o Liverpool.

Arteta vai defrontar o antigo treinador do Tottenham, Ange Postecoglou, enquanto o australiano se prepara para o seu primeiro jogo no comando do Forest.

Ao dar as boas-vindas a Postecoglou de volta à Premier League, Arteta disse: "Com o Ange, a maior força dele, na minha opinião, é a forma como ele é. Colocou a sua marca naquela equipa e tem uma forma de jogar e um ADN muito claros. É extremamente bom de ver. Aprendi muito com ele e vai ser um jogo muito difícil. Como personalidade, como pessoa, o que ele transmite, o que ele traz ao futebol, é um prazer ver as suas equipas. Por isso, fico muito contente por tê-lo de volta."

Siga o Arsenal - Nottingham Forest no Flashscore