Mais

Mikel Arteta diz que Viktor Gyokeres está pronto para se estrear contra o Manchester United

Viktor Gyokeres em ação durante a pré-época
Viktor Gyokeres em ação durante a pré-épocaReuters / Matthew Childs

Viktor Gyokeres, antigo avançado do Sporting, está pronto para fazer a sua estreia na Premier League, pelo Arsenal, contra o Manchester United, com o treinador Mikel Arteta a prever esta sexta-feira que o avançado terá um "impacto tremendo" esta época, à medida que o clube persegue troféus.

O Arsenal gastou cerca de 250 milhões de euros numa onda de contratações no verão para garantir seis novos jogadores, incluindo Gyokeres, que era muito cobiçado no mercado de transferências, depois de ter marcado 54 golos em todas as competições pelo Sporting na última época.

Benjamin Sesko esteve no radar do Arsenal antes de se transferir para o United e, numa reviravolta do destino, os novos avançados dos dois clubes vão defrontar-se em Old Trafford, quando os antigos rivais da Premier League se enfrentarem num raro jogo de abertura da época.

"Só posso falar do Viktor e de como estamos contentes por o ter. Ele vai ter um impacto tremendo na equipa e a sua adaptação tem sido muito, muito boa e estamos felizes por tê-lo", disse Arteta aos jornalistas.

"Muitos avançados vieram de diferentes ligas e tiveram sucesso. Cabe-nos a nós criar o contexto certo para que o Viktor possa fazer o que sabe fazer melhor, que é marcar golos. Ele está a melhorar cada vez mais a cada dia. Normalmente, é um jogador em grande forma e teve pequenos momentos em dois jogos (de pré-época) connosco, por isso vamos ver o que traz no domingo", acrescentou o treinador do Arsenal.

Arteta disse que o novo reforço para o meio-campo, Martin Zubimendi, também se integrou bem na equipa e está apto para o jogo de domingo.

O Arsenal terminou as últimas três épocas como vice-campeão da Premier League e a pressão está do lado de Arteta para conquistar um título da liga, depois de reforçar o plantel em posições-chave.

"Se continuarmos a cavar, a cavar e a cavar, um dia o ouro vai aparecer. É o que me ensinaram durante toda a minha vida", disse Arteta.

"Nas últimas três épocas temos mais pontos (no total) do que qualquer outra equipa da liga e isso diz muito sobre a nossa consistência. Agora só temos de o fazer numa época", acrescentou.

Tony Adams, ex-capitão do Arsenal, sugeriu que Arteta deveria tirar a braçadeira de capitão a Martin Odegaard, que teve uma época relativamente fraca devido a lesões na época passada, e entregá-la a Declan Rice.

No entanto, Arteta disse que a decisão de manter Odegaard como capitão foi unânime.

"A minha opinião é clara e não é só a minha, é a de toda a equipa técnica e sobretudo a dos jogadores. Pedi-lhes que votassem no capitão e obtive o resultado ontem", disse Arteta.

"Por uma milha, por umas grandes, grandes 100 milhas, todos escolheram a mesma pessoa - Martin Odegaard - que é o sinal mais claro que se pode ter. É o que eles sentem em relação a quem tem de ser o capitão para defender, melhorar e ganhar os jogos que queremos ganhar", garantiu.

Siga o Manchester United - Arsenal no Flashscore