Mais

Mundo islâmico critica Mohamed Salah por celebrar o Natal

Mohamed Salah, internacional egípcio do Liverpool
Mohamed Salah, internacional egípcio do LiverpoolProfimedia
Salada de batata, peixe, uma árvore de Natal e um insulto a Mohamed Salah. É a árvore de Natal de sempre. O último, pelo menos, pelos muçulmanos, que estão a criticar o melhor futebolista da atualidade, Mohamed Salah (32 anos), por ter publicado uma fotografia nas redes sociais na quarta-feira, como faz todos os anos, com a mulher e as duas filhas junto à árvore de Natal.

O avançado egípcio do Liverpool é muçulmano praticante, tal como a sua mulher. O rosto da sua esposa é constantemente coberto em público, Salah não bebe álcool e jejua regularmente durante o Ramadão.

As suas filhas, no entanto, cresceram ao longo da vida no mundo cristão, ao qual pertence uma árvore de Natal decorada.

Esta é uma das razões pelas quais Salah publica todos os anos nas redes sociais uma fotografia da sua família junto à árvore com a saudação "Feliz Natal". Mesmo sabendo que vai ser alvo de duros insultos por parte de alguns muçulmanos.

"Quem é que te obriga a fazer isto a toda a hora? Nós, muçulmanos, olhamos para ti e tu fazes isto", lê-se no post mais educado, que se refere ao chamado haram, a proibição de celebrar feriados não muçulmanos.

Mas a esmagadora maioria aprovou as ações de Salah, como demonstram os 173 milhões de visualizações em 24 horas na rede X, por exemplo.

"Finalmente chegou! Vamos aproveitar a onda anual de lágrimas", ironizou um post abaixo da foto.