Os contratos atuais dos dois jogadores vão até 2027, mas o Arsenal já se moveu para garantir que a questão do futuro dos dois jogadores não entre na ordem do dia.
As discussões iniciais começaram em março, segundo fontes consultadas pelo Flashscore, e o clima no Emirates agora é de que o clube está perto de uma extensão que garantirá que as suas duas joias da coroa permaneçam no norte de Londres.
O Real Madrid tem rondado Saliba, dando a entender que gostaria de o atrair para Espanha. Mas fontes próximas da situação estão convencidas de que o jogador não vai a lado nenhum.
A hierarquia do Arsenal está tranquila em relação às especulações, acreditando que o francês quer ficar e vê o projeto como o ideal para o auge da sua carreira.
O caso de Saka é ainda mais simples.
Ele já esteve no radar do Manchester City antes de assinar o seu último contrato, mas as pessoas de dentro do clube descrevem as conversas atuais como "muito encorajadoras" e esperam que ele assine o contrato sem muito drama.
O que mais chama a atenção é o preço que isso custará ao Arsenal.
Saka está prestes a tornar-se o jogador mais bem pago do clube, ganhando mais de 350 mil euros por semana - e Saliba não ficará muito atrás.
Para colocar isso em perspectiva, isso coloca-os no patamar dos maiores salários da Premier League e reflete o reconhecimento do Arsenal de que não pode mais evitar competir com os maiores contratos do futebol.
Nos bastidores, a influência de Andrea Berta está novamente a tornar-se evidente.
O Arsenal trouxe-o para aprimorar a tomada de decisões do clube em matéria de transferências e contratos, e o seu trabalho de verão deixou uma forte impressão.
Andrea Berta supervisionou negociações difíceis e ajudou a concretizar negócios importantes que deram o tom para o que vem a seguir. Agora, o seu foco está em garantir que Saka e Saliba continuem a ser a base do plantel.
Fontes sugerem ao Flashscore que há um entusiasmo genuíno no Arsenal de que o estilo de Berta continuará a dar frutos.
E para os adeptos, a perspetiva de manter Saka e Saliba a longo prazo será quase tão satisfatória como a contratação de uma nova estrela.
