Ivan Juric assumiu o cargo de Russell Martin em dezembro, mas não conseguiu dar a volta à situação do clube, conquistando apenas quatro pontos em 14 jogos, o que fez com que os Saints estabelecessem o recorde de despromoção mais precoce da história da Premier League.
Ivan Juric, que substituiu Russell Martin, demitido em dezembro, será sucedido por Simon Rusk, numa base interina, até ao final da temporada.
"Ivan chegou ao Southampton numa altura difícil e foi incumbido de tentar melhorar um plantel numa situação difícil. Infelizmente, os resultados não evoluíram como esperávamos, mas gostaríamos de agradecer a Ivan e à sua equipa pela honestidade e pelo trabalho árduo, pois lutaram contra todas as probabilidades para tentar manter-nos no topo. Com a despromoção para o Championship agora confirmada, acreditamos que é importante dar aos adeptos, jogadores e equipa técnica alguma clareza sobre o futuro, à medida que nos dirigimos para um verão muito importante", comunicou o Southampton.
"O processo de procura de um novo treinador para nos liderar enquanto procuramos assegurar um regresso imediato à Premier League já começou e está a ser liderado pelo Diretor Técnico, Johannes Spors", acrescentou o clube.
Ivan Juric foi nomeado após a sua saída da Roma e recebeu um contrato de 18 meses, com uma cláusula de rescisão, antes de assumir o comando do seu primeiro jogo no Boxing Day.
O croata dirigiu 14 jogos da Premier League, mas conseguiu apenas uma vitória, contra o Ipswich, em fevereiro.
Doze desses jogos foram derrotas, com o Southampton a sofrer uma média de 2,7 golos por jogo durante o mandato de Juric.
Este registo contribuiu para que o Southampton sofresse a mais antiga despromoção de sempre da Premier League, caindo para a Championship a sete jogos do fim.
"Continuamos incrivelmente gratos pelo apoio constante dos nossos adeptos. A sua dedicação e paixão contínuas, apesar de ter sido uma época muito difícil, são notáveis e apreciadas por todos no clube", pode ainda ler-se no comunicado do Southampton.
"Apesar dos desafios que a despromoção trará, o nosso objetivo é devolver-lhes o orgulho na sua equipa e no clube", acrescentou.
O Southampton volta a jogar no sábado, quando receber o Aston Villa em St Mary's.
O Southampton tem atualmente 10 pontos em 31 jogos esta época, precisando de mais dois para evitar o pior registo de pontos - atualmente detido pelo Derby County - alguma vez visto na primeira divisão de Inglaterra.