O Sunderland concluiu a contratação do antigo médio e capitão do Arsenal e do Bayer Leverkusen, Granit Xhaka, por 15 milhões de euros.
Os Black Cats adicionaram Xhaka ao seu já crescente plantel após a promoção à Premier League, numa altura em que tentam sobreviver na sua primeira época de regresso à elite do futebol inglês em oito anos.
Xhaka chega com uma vasta experiência, tendo jogado 225 vezes na liga pelo Arsenal, onde foi capitão e venceu a Taça de Inglaterra por duas vezes.
O médio suíço foi depois para o Leverkusen, onde fez uma temporada invicta na liga em 2023/24, quando o clube conquistou o seu primeiro título da Bundesliga.
"Estou muito orgulhoso por estar aqui. Quando falei com o clube, fiquei entusiasmado e senti a energia e a mentalidade que todas as pessoas e jogadores têm", disse Xhaka.
"É exatamente o que eu queria e tenho uma sensação muito boa. Estamos de volta ao lugar em que este cube precisa de estar e queremos ficar aqui para escrever a nossa própria história".

"Sinto que estou pronto para ajudar a equipa com a minha experiência, mas também com qualidade. Temos de nos encontrar em campo, mas não creio que isso seja um grande problema. Foi uma longa espera, mas agora estou aqui e estou ansioso por isso".
Xhaka foi nomeado para a Bola de Ouro em 2024 e terminou em 16.º lugar, sendo também o detentor do recorde de jogos pela Suíça, com 137 internacionalizações.