Olhar Português: O renascimento de Fábio Vieira e um Leão com vista para o título

Fábio Vieira em destaque no Hamburgo
Fábio Vieira em destaque no HamburgoČTK / imago sportfotodienst / OLE JACOBSEN

É dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. De Inglaterra ao Brasil, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

A viagem desta semana começa em Inglaterra. Pedro Neto saltou do banco para marcar na visita do Chelsea ao Leeds (3-1), mas o seu tento revelou-se insuficiente para evitar o desaire dos blues.

Seguimos para a Alemanha. Depois de um período de empréstimo ao FC Porto, Fábio Vieira seguiu para o Hamburgo, onde viveu uma tarde particularmente feliz no último domingo. O criativo português saiu do banco para apontar o golo da vitória da sua equipa, aos 90+4’, frente ao Estugarda (2-1), num momento que provocou uma enorme onda de celebração no Volksparkstadion.

Nota ainda para o golo de Raphael Guerreiro no triunfo do Bayern de Munique na receção ao St. Pauli (3-1), em jogo da 12.ª jornada da Bundesliga. Estará Roberto Martínez atento?

Falando do selecionador nacional, há um nome que se tem destacado em França e que já deverá estar no radar da seleção portuguesa. Félix Correia marcou na vitória europeia do Lille frente ao Dínamo Zagreb (4-1) e elevou o seu registo para quatro golos e cinco assistências em 19 jogos pelo emblema francês.

Os números de Félix Correia
Os números de Félix CorreiaFlashscore

Em Itália, Rafael Leão marcou o golo que valeu os três pontos ao AC Milan na receção à Lazio (1-0), resultado que permitiu à equipa rossonera manter-se na liderança da Serie A, em igualdade pontual com o Nápoles.

Por fim, damos um salto até ao Brasil para falar de um português que brilhou no Rio de Janeiro. Nuno Moreira tem sido figura de destaque num Vasco que já garantiu a permanência e para isso muito contribuiu o seu golo na vitória importantíssima sobre o Internacional (5-1).

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Bruno Jordão (CSKA Sofia, Bulgária), Diogo Brito (Persijao Jepara, Indonésia), Domingos Quina (Pafos FC, Chipre), Frederico Duarte (Wisla Kraków, Polónia), Hugo Oliveira (Ararat, Arménia), Jota Silva (Besiktas, Turquia), Tomás Silva (Dobrudja Dobrich, Bulgária) e Vieirinha (Olympiakos Nicósia, Chipre).