Mais

Phil Foden elogiado por Guardiola após regresso à forma no dérbi de Manchester: "Precisamos tanto dele"

Phil Foden abriu o marcador no dérbi de Manchester
Phil Foden abriu o marcador no dérbi de ManchesterPhil Noble / Reuters
Erling Haaland encerrou uma semana notável com dois golos na goleada do Manchester City por 3-0 sobre o Manchester United este domingo, mas ver Phil Foden a abrir o marcador foi talvez o aspeto mais significativo da vitória no dérbi.

Recorde as incidências da partida

O avançado inglês foi eleito Jogador da Temporada da PFA em 2023-24, quando marcou 27 golos em todas as competições pelo Manchester City, incluindo dois golos no último dia da temporada contra o West Ham para conquistar o quarto título consecutivo.

Mas a forma de Phil Foden desapareceu na época passada e os golos secaram, e antes deste domingo, o seu último golo na Premier League tinha sido em janeiro.

As dificuldades de Foden foram um dos fatores que contribuíram para a campanha problemática do City na época passada, mas no domingo houve sinais de que o jogador está a sair da crise e de que a alegria que o treinador Pep Guardiola disse ter desaparecido do seu jogo está a regressar.

"Sentimos muito a falta dele na época passada. Precisamos tanto dele", disse Guardiola aos jornalistas, depois de o City ter evitado a terceira derrota consecutiva na Premier League.

"Quando ele se desloca atrás dos avançados, nessa posição, o sentido de baliza, o sentido de rotação, a qualidade para manter a bola... Há jogadores que jogam atrás do avançado, e a maioria deles passa a bola e fica e (diz) 'olha como eu faço bem o passe'. Ele é um tipo que faz um passe para a marca de penálti como um animal. Quando não recebe o passe (de volta), fica zangado, porque quer marcar", afirmou.

"Não nos podemos esquecer que, há duas épocas, ele era o jogador mais importante da Premier League e foi a peça fundamental para a conquista do título. Na época passada, por várias razões, não pôde estar connosco", acrescentou.

Phil Foden deu um vislumbre do seu antigo eu quando marcou dois golos no Mundial de Clubes da FIFA no final da última campanha, mas pequenas lesões fizeram com que a sua única aparição desde o início da época fosse uma breve participação vinda do banco na derrota do City em casa contra o Tottenham.

Este domingo, Phil Foden precisou de apenas 18 minutos para pôr fim ao seu jejum de golos na Premier League, cabeceando o cruzamento de Jeremy Doku para o seu sétimo golo em dérbis de Manchester.

"Espero que, passo a passo, ele possa voltar ao seu melhor", acrescentou Guardiola.

"Com a alegria e a felicidade que vemos no seu rosto todos os dias ultimamente, agora temos a certeza de que vamos ver o melhor Phil", disse.

Os dois golos de Haaland, que elevam a sua marca na Premier League para cinco em quatro jogos, juntaram-se aos cinco golos que marcou pela Noruega a meio da semana contra a Moldávia.

"O Erling nunca nos desiludiu desde que chegou", disse Guardiola. "Erling tem o compromisso, por isso assinou um contrato por muitos anos. Ele é um jogador especial", elogiou o treinador espanhol.