Mais

Premier League 2025/26: Do Arsenal ao Fulham, o que cada equipa deve ambicionar esta época (1)

O troféu da Premier League
O troféu da Premier LeaguePeter Byrne / PA Images / Profimedia

A pré-época terminou, as equipas concluíram os seus preparativos e os adeptos estão prontos para voltar a ficar de coração partido: está na altura do regresso da Premier League! Dentro de poucos dias, o atual campeão Liverpool dá início aos trabalhos frente ao Bournemouth, enquanto a maratona começa.

Consulte aqui a segunda parte da análise do L(eeds) ao W(olves)

Antes do início da época, as equipas já têm os seus objetivos definidos e sabem o que querem alcançar até ao próximo mês de maio. Várias equipas vão ambicionar a glória máxima, enquanto outras querem apenas garantir a sobrevivência.

Na primeira de duas partes, Flashscore analisa o que seria uma boa época para cada equipa da Premier League.

Arsenal

O Arsenal precisa de um troféu esta época
O Arsenal precisa de um troféu esta épocaMichael Zemanek / Shutterstock Editorial / Profimedia

Ah, a equipa do quase da Premier League. O Arsenal já terminou em segundo lugar por três épocas seguidas, e o primeiro título desde 2004 continua tão perto, mas tão longe.

A verdade, porém, é que a pressão sobre Mikel Arteta aumentou nesta época, especialmente após a contratação do avançado Viktor Gyokeres, assim como as aquisições de Noni Madueke e Martin Zubimendi.

O Arsenal precisa de conquistar algum troféu - de preferência um título da Premier League ou da Liga dos Campeões. Arteta está no clube há quase sete anos e precisa de algo para mostrar. É claro que o contexto é importante. Se os Gunners somarem mais de 90 pontos e terminarem em segundo lugar, mas conquistarem a Taça de Inglaterra, é difícil queixar-se disso.

Os Gunners e Arteta só precisam mesmo de um troféu.

Aston Villa

O Aston Villa está de olho no sucesso na Liga Europa
O Aston Villa está de olho no sucesso na Liga EuropaČTK / imago sportfotodienst / Bagu Blanco / PRESSIN

Foi um verão difícil para o Aston Villa. Depois do infeliz fracasso em garantir a Liga dos Campeões no último dia de 2024/25, as finanças sofreram um golpe e não puderam gastar muito devido às restrições do Fair-Play Financeiro.

A única grande contratação foi o avançado costa-marfinense Evann Guessand, proveniente do Nice, o que demonstra as dificuldades sentidas. No entanto, o clube continua a ter um plantel forte e um treinador fantástico, Unai Emery.mSerá também uma das equipas mais fortes da Liga Europa - uma competição que Emery venceu por quatro vezes, um recorde.

Vão, sem dúvida, tentar uma grande campanha nessa competição ou numa das taças nacionais, na mira do seu primeiro troféu desde 1996. Se conseguirem garantir novamente o futebol europeu e regressar à Liga Europa ou até mesmo à Liga dos Campeões, isso será um sucesso.

Bournemouth

O Bournemouth viu toda a sua linha defensiva dizimada
O Bournemouth viu toda a sua linha defensiva dizimadaČTK / imago sportfotodienst / Rebekah Wynkoop / SPP

O Bournemouth teve a melhor época da sua história em 2024/25, terminando com um número recorde de pontos (56) e alcançando a melhor classificação de sempre na Premier League (9.º). Muito disso se deveu ao excecional Andoni Iraola.

No entanto, a defesa foi desfeita nesta janela de transferências, perdendo quatro das suas cinco peças-chave: Kepa Arrizabalaga, Dean Huijsen, Milos Kerkez e Illia Zabarnyi.

Iraola é um treinador notável que consegue tirar o melhor do que tem à sua disposição, e o sistema de observação do Bournemouth é fantástico, por isso pode-se confiar que o clube vai encontrar substitutos e voltar a competir na próxima temporada. Outro lugar na metade superior da tabela e mais vitórias sobre os grandes seriam ótimos para eles.

Brentford

O Brentford perdeu várias figuras importantes este verão
O Brentford perdeu várias figuras importantes este verãoČTK / imago sportfotodienst / Harvey Murphy/News Images

O Brentford foi absolutamente dizimado nos últimos meses, perdendo várias figuras-chave no clube. O treinador Thomas Frank foi para os Spurs, enquanto Bryan Mbeumo e Christian Norgaard foram para o Manchester United e Brentford, respetivamente. O atacante Yoanne Wissa também deve ir para o Newcastle.

O clube também apostou na promoção do treinador de bolas paradas, Keith Andrews, que agora é treinador principal pela primeira vez.

Há tantos pontos de interrogação neste momento em torno do Brentford e, depois de anos a solidificar a sua posição como uma equipa certificada da Premier League, permanecer na principal divisão inglesa seria uma campanha de sucesso desta vez.

Brighton

O Brighton continua a ser um dos clubes mais bem geridos
O Brighton continua a ser um dos clubes mais bem geridosČTK / imago sportfotodienst / Paul Terry

Existe um clube mais bem gerido do que o Brighton em toda a Inglaterra? Provavelmente não, e os Seagulls estão prontos para mais uma temporada fantástica.

O técnico Fabian Hurzeler, de 32 anos, fez uma excelente campanha de estreia na Premier League, ajudando o jovem e talentoso Brighton a terminar em oitavo lugar.

O clube também parece ter recrutado bem novamente, contratando jogadores como Charalampos Kostoulas e Maxim De Cuyper, enquanto Ferdi Kadioglou também será como uma nova aquisição depois de perder quase toda a época 2024/25 por lesão. Terminar entre os oito primeiros deverá ser novamente o seu objetivo, o que os poderá colocar perto do futebol europeu.

Burnley

O Burnley garantiu a contratação de Kyle Walker este verão
O Burnley garantiu a contratação de Kyle Walker este verãoRichard Sellers, PA Images / Alamy / Profimedia

O Burnley voltou a ser um clube da Premier League e, tal como os outros clubes promovidos, tem uma tarefa difícil para manter o seu estatuto. Scott Parker provou ser um treinador notável no Championship, e o registo defensivo do clube na última temporada foi de outro mundo, com apenas 16 golos concedidos e uma série invicta de 33 jogos.

O clube também fez várias contratações, como a do experiente Kyle Walker,Martin Dubravka, Lesley Ugochukwu e Armando Broja, mas perdeu peças defensivas cruciais em James Trafford e CJ Egan-Riley.

Talvez o Burnley esteja mais preparado para a Premier League desta vez com o esquema defensivo de Parker. Por mais improvável que seja, manter-se na elite já seria um feito fenomenal.

Chelsea

O Chelsea venceu o Campeonato do Mundo de Clubes este verão
O Chelsea venceu o Campeonato do Mundo de Clubes este verãoREUTERS / Kai Pfaffenbach

O Chelsea chega à nova temporada depois de ter sido coroado campeão mundial no renovado Mundial de Clubes no verão. A equipa de Enzo Maresca também assegurou um lugar entre os quatro primeiros ao vencer a Liga Conferência em 2024/25, e procurará dar os próximos passos naquele que é um projeto único e divertido.

A equipa continua a gastar dinheiro, acumulando jogadores para as posições de ataque. Como resultado, o seu plantel parece indubitavelmente forte, apesar de algumas potenciais falhas na defesa e na baliza.

O próximo passo lógico para o Chelsea é competir na Premier League e na Liga dos Campeões. Eles precisam de se consolidar como candidatos, e mesmo que não conquistem um dos dois grandes troféus, chegar longe e pressionar os rivais já seria mais um progresso para os Blues.

Crystal Palace

O Crystal Palace vai tentar causar impacto na Europa
O Crystal Palace vai tentar causar impacto na EuropaSeverin Aichbauer / APA-PictureDesk / APA-PictureDesk via AFP / Profimedia

O verão do Crystal Palace tem sido difícil. Desde a despromoção da Liga Europa para a Liga Conferência até à falta de contratações de verão, que deixou o treinador Oliver Glasner muito frustrado, o clube talvez não tenha conseguido avançar tanto quanto gostaria depois da histórica vitória na Taça de Inglaterra.

No entanto, o clube venceu a Supertaça de Inglaterra ao derrotar o Liverpool nos penáltis e ainda não perdeu nenhum jogador importante. O principal objetivo antes do fim da janela será manter jogadores como Ebere Eze e Marc Guehi.

Para uma equipa que é famosa por terminar em 12.º lugar, outro lugar a meio da tabela seria provavelmente uma boa época para o Palace. Eles também têm uma oportunidade real de ir até ao fim na Liga Conferência, dada a qualidade do seu plantel em comparação com o resto do pelotão.

Everton

O Everton vai estrear o seu novo estádio
O Everton vai estrear o seu novo estádioAJ Reynolds / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP / Profimedia

O Everton tem uma grande temporada pela frente, com a mudança do Goodison Park para a sua nova casa, o Estádio Hill Dickinson. David Moyes terminou a última temporada de forma brilhante e vai querer dar aos adeptos algo para comemorar nesta campanha.

Apesar de Moyes ter expressado abertamente a sua insatisfação com o mercado de transferências, os Toffees parecem estar finalmente a começar a movimentar-se, com Kiernan Dewsbury-Hall a juntar-se a Thierno Barry. O clube também continua muito interessado em Tyler Dibling e Jack Grealish.

Moyes é um grande treinador e, se conseguir contratar os seus jogadores, o Everton poderá ser uma equipa muito boa na próxima época. Um lugar a meio da tabela representaria uma época forte para o clube, tendo em conta onde tem estado nos últimos anos. Será que o Everton pode até mesmo tentar chegar à metade superior da tabela?

Fulham

O Fulham pode ter mais uma época sólida sob o comando de Marco Silva?
O Fulham pode ter mais uma época sólida sob o comando de Marco Silva?Gualter Fatia / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

O Fulham é uma equipa sólida sob o comando de Marco Silva, terminando confortavelmente e de forma consistente no meio do pelotão nas últimas temporadas. Sabe-se sempre o que esperar dos Cottagers, apesar de quase não terem gasto dinheiro este verão.

O clube também perdeu alguns jogadores, como Reiss Nelson, que voltou ao Arsenal após o empréstimo, e Willian, que saiu a custo zero. Mas pode contar com o Fulham para ser super fiável novamente, com vários jogadores na sua equipa com muita experiência na Premier League.

Tal como as equipas anteriores desta lista,Um lugar a meio da tabela representaria mais uma época de sucesso para o Fulham e para Marco Silva.