Mais

Premier League: Amorim e Slot sob escrutínio antes da deslocação do Man Utd a Liverpool

Amorim está sob pressão como treinador do Man Utd
Amorim está sob pressão como treinador do Man UtdPAUL ELLIS / AFP

O treinador do Liverpool, Arne Slot, tem de encontrar soluções após três derrotas consecutivas dos campeões da Premier League, mas o encontro de domingo com o Manchester United é, provavelmente, ainda mais decisivo para Ruben Amorim.

Siga as incidências da partida

A AFP Sport analisa o desafio que ambos os treinadores enfrentam antes do confronto tão aguardado entre os dois clubes mais titulados do futebol inglês.

A primeira crise de Slot

O técnico neerlandês tornou aparentemente fácil a difícil missão de suceder a Jurgen Klopp na época passada, ao conduzir o Liverpool à conquista da Premier League com quatro jornadas de antecedência, igualando o recorde de United de 20 títulos do principal escalão inglês.

Apenas uma vez, na época de estreia de Slot, o Liverpool sofreu derrotas consecutivas, precisamente quando foi eliminado da Liga dos Campeões e perdeu a final da Taça da Liga em março, numa fase em que o exigente calendário de inverno fez-se sentir.

Os Reds quiseram reforçar a sua posição de força, investindo um valor recorde na Premier League de quase 450 milhões de libras em contratações durante o mercado de transferências.

Por duas vezes, o Liverpool bateu o seu próprio recorde de transferências ao contratar Alexander Isak e Florian Wirtz.

No entanto, nenhum deles marcou ainda qualquer golo na Premier League pelos Reds e a profunda renovação do plantel acabou por desestabilizar a máquina bem oleada da época anterior.

Mohamed Salah tem estado longe do nível que já mostrou e até foi alvo de críticas pela sua atitude sem bola, especialmente antes do golo tardio do Chelsea há duas semanas.

Apesar de ter vencido os sete primeiros jogos da época em todas as competições, os sinais de alerta já eram evidentes para Slot.

Exibições pouco convincentes foram disfarçadas por uma série de vitórias tardias, até que a sorte do Liverpool se esgotou nas derrotas tangenciais frente ao Crystal Palace, Galatasaray e Chelsea.

Os comandados de Slot estão apenas a um ponto do Arsenal, rival direto na luta pelo título, no topo da Premier League, e ainda há tempo para corrigir o rumo.

Prolongar a marca sem vitórias do United em Anfield para lá de uma década pode ser o estímulo perfeito para os campeões.

No entanto, qualquer resultado que não seja a vitória irá levantar sérias dúvidas sobre a capacidade de Slot para tirar o melhor partido do seu novo grupo de jogadores de enorme talento.

Amorim será despedido mais cedo ou mais tarde?

Ruben Amorim ganhou algum tempo com o triunfo por 2-0 frente ao Sunderland antes da pausa internacional.

O coproprietário do United, Jim Ratcliffe, chegou a afirmar que o treinador português tem "três anos" para mostrar serviço, uma declaração que até Amorim sabe que não corresponde à realidade.

"Tu sabes, eu sei e o Jim sabe que o futebol não funciona assim", disse o antigo treinador do Sporting na sexta-feira.

"É bom sentir o apoio, mas no futebol, e sobretudo nos grandes clubes, temos de provar todos os fins de semana que estamos preparados para vencer".

O United inicia o fim de semana na 10.ª posição, após três derrotas nas sete primeiras jornadas, ainda a recuperar da surpreendente eliminação da Taça da Liga frente ao Grimsby, do quarto escalão.

Apesar de mais uma renovação cara do ataque, que custou cerca de 200 milhões de libras, pouco se tem visto em termos de evolução.

Quase um ano após a sua chegada, Amorim ainda não conseguiu duas vitórias seguidas na Premier League e somou apenas 37 pontos em 34 jogos da competição.

Pôr fim a esse jejum em Anfield seria, até ao momento, o seu maior triunfo como treinador do United e uma prova clara de que pode devolver o prestígio ao gigante inglês, mesmo que muitos já considerem o seu destino traçado.

"Isso (o despedimento de Amorim) vai acontecer mais cedo ou mais tarde", afirmou o antigo médio do United Nicky Butt ao The Times. "Não vejo forma de dar a volta".

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore