Recorde aqui as incidências do encontro
Um passe preciso de Moisés Caicedo e um toque magistral de Cole Palmer abriram a primeira oportunidade do jogo logo aos dois minutos, mas o avançado rematou ao lado. Embora Morgan Rogers tenha tentado algumas arrancadas pelo lado contrário, Benoît Badiashile desarmou-o dentro da área e os anfitriões mantiveram o controlo da partida. Os blues foram mais rápidos em quase todas as bolas, e uma interceção iniciou uma jogada que culminou com Alejandro Garnacho a cruzar para trás e Enzo Fernández a finalizar para fora.

Caicedo e Palmer tiveram os seus remates bloqueados por Youri Tielemans, enquanto Emiliano Martínez se manteve atento e esticou-se todo para impedir o toque de calcanhar de João Pedro. Aos 37 minutos, Reece James bateu o canto que João Pedro desviou com mestria para finalmente inaugurar o marcador. Antes do intervalo, Palmer teve um remate defendido e o livre fraco de John McGinn, do outro lado do campo, foi afastado. Os forasteiros foram para o descanso sem qualquer tentativa à baliza.
O jogo ficou muito mais equilibrado após o reatamento, com Rogers e Emiliano Buendía a testarem Robert Sánchez, enquanto Reece James tentou enganar Emi Martínez num cruzamento direto à baliza para grande defesa do guardiã. Garnacho rematou então para fora antes de Emery fazer uma tripla substituição que viria a ser decisiva. Recém-entrado, Ollie Watkins foi lançado na grande área, aguentou a carga do defesa e rematou ante a mancha de Sánchez, a bola ressaltou nas pernas do avançado e seguiu para o fundo das redes.
O guarda-redes teve trabalho logo a seguir, ao defender um remate venenoso de Ian Maatsen. O Chelsea respondeu a partir do banco, retirando Cole Palmer, que saiu muito chateado. Watkins reapareceu aos 84 minutos ao saltar mais alto que todos dentro da área e a cabecear para garantir a 11.ª vitória consecutiva do Aston Villa, mantendo a equipa a três pontos dos líderes da Premier League. A primeira derrota do Chelsea em quatro jogos em todas as competições deixa-os, para já, no quinto lugar.
