Premier League: Arsenal e Liverpool anulam-se no clássico (0-0)

Viktor Gyokeres perante Frimpong
Viktor Gyokeres perante FrimpongČTK / imago sportfotodienst / David Klein

Arsenal e Liverpool empataram a zero, esta quinta-feira, no clássico que encerrou a 21.ª jornada da Premier League. Com este resultado os Gunners mantêm a liderança, com 49 pontos, mais seis que o Manchester City, enquanto o campeão em título Liverpool segue no 4.º lugar, com 35.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Este foi um confronto entre o campeão eleito e o atual detentor do título, com a equipa de Mikel Arteta a procurar reforçar a sua liderança na tabela após o Manchester City ter perdido dois pontos na quarta-feira à noite. A equipa sentiu o cheiro de sangue logo no início, com Bukayo Saka a causar dificuldades à defesa do Liverpool pela direita. O avançado inglês cortou para dentro a partir da ala e obrigou Alisson a fazer uma defesa baixa na sua primeira oportunidade de golo. 

No entanto, esse início confiante quase foi sabotado quando um passe para trás de William Saliba surpreendeu David Raya, e Conor Bradley quase aproveitou com uma tentativa de remate por cima que acertou na trave. Os homens de Arne Slot mantiveram-se firmes durante o resto da primeira parte, e Milos Kerkez simbolizou a determinação defensiva da equipa com um bloqueio soberbo para impedir Saka dentro da área, num esforço admirável da retaguarda.

Florian Wirtz procurou criar a primeira jogada logo após o reinício, quando manobrou brilhantemente para dentro da área e teve um pedido de grande penalidade recusado depois de Leandro Trossard ter cruzado o caminho do alemão. Foi um período promissor para os visitantes, e o início pouco auspicioso do Arsenal na segunda parte foi agravado pela saída de Piero Hincapié devido a lesão, pouco antes da hora de jogo. A equipa de Arne Slot estava a ganhar confiança, e Jeremie Frimpong causava problemas ao substituto de Hincapié, Myles Lewis-Skelly, sem conseguir encontrar aquele passe decisivo para criar uma oportunidade clara. 

Dominik Szoboszlai esteve no centro da recuperação do Liverpool no segundo tempo, com uma série de remates de longa distância e passes precisos e intricados, enquanto o Arsenal continuava a ter dificuldades para igualar a intensidade do primeiro tempo. Szoboszlai esteve ainda mais perto de abrir o marcador para o Liverpool quando o seu livre de uma posição central rasou a barra.

Apesar dos esforços do húngaro, não houve nada que separasse as duas equipas no Emirates, numa exibição corajosa que agradará a Arne Slot e aos adeptos do Liverpool que fizeram a longa viagem de regresso a Merseyside.

Os Reds estão agora invictos em 10 jogos em todas as competições (5 vitórias e 5 empates), consolidando a sua posição em quarto lugar. Os Gunners poderiam ter vencido no final, mas Gabriel cabeceou para fora num canto de última hora, deixando-os a seis pontos do Manchester City, com a equipa de Pep Guardiola e o Aston Villa ainda dentro do alcance.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform