Everton 1-1 Arsenal
Depois da desilusão da derrota no dérbi de Merseyside na noite de quarta-feira, o Everton não se podia dar ao luxo de começar devagar frente ao Arsenal. Um erro flagrante quase ofereceu o golo aos Gunners, quando um alívio mal executado de Jordan Pickford, logo nos primeiros dois minutos, felizmente não acabou em golo.

Ainda havia muito trabalho pela frente para o Arsenal, mas Raheem Sterling teve uma oportunidade de ouro para abrir o marcador, vendo o seu remate ser bloqueado por Tim Iroegbunam. Os Toffees mostraram-se apáticos ao longo da primeira parte e acabaram por ser castigados quando um contra-ataque veloz do Arsenal terminou com Leandro Trossard a rematar cruzado, batendo Pickford e colocando a bola no canto inferior direito.
A melhor oportunidade do Everton na primeira parte surgiu de um passe atrasado generoso de Ben White, que foi intercetado por Beto. O avançado contornou David Raya, mas o seu passe atrasado acabou por ser aliviado pela defesa. A equipa de Mikel Arteta terá ficado frustrada por não ter ido para o intervalo com uma vantagem de dois golos. Trossard voltou a ser o principal criador de perigo, escapando à defesa adversária, mas Pickford negou-lhe o golo, antes de o remate de Declan Rice, na recarga, ser heroicamente bloqueado por James Tarkowski.
Apesar do domínio do Arsenal na primeira parte, todo esse esforço foi desfeito nos primeiros cinco minutos após o reatamento. O recém-internacional inglês Miles Lewis-Skelly avaliou mal o ressalto da bola e derrubou Jack Harrison dentro da área. Após uma longa análise do VAR, Iliman Ndiaye converteu com sucesso da marca dos 11 metros. Arteta tinha lançado Bukayo Saka ao intervalo, mas foi uma das contratações mais caras da história do clube que quase respondeu de imediato — Declan Rice viu o seu livre à entrada da área ser travado por Pickford.
Embora talvez fosse injusto dizer que a exibição dos Gunners refletiu a de uma equipa que já perdeu o título, o jogo teve claramente um ambiente de fim de época. Gabriel Martinelli ainda esteve perto de garantir a vitória com um remate em arco que obrigou Pickford a uma defesa espetacular com uma só mão. O Arsenal teve de se contentar com um ponto, o que aproxima ainda mais o Liverpool do título, enquanto que para o Everton, o empate pouco altera o rumo da temporada.
