Recorde as incidências da partida

Não demorou muito para que os dois guarda-redes fossem chamados à ação, com ambas as equipas a mostrarem muita intenção. Emiliano Martínez negou Martin Ødegaard depois de Jurriën Timber ter avançado para desarmar Morgan Rogers, e Ollie Watkins fez então um excelente trabalho para criar espaço na área do Arsenal, mas foi parado por uma defesa igualmente impressionante de David Raya.
A influência de Bukayo Saka logo começou a crescer, mas viu um remate ambicioso ser defendido e cabeceou para fora, antes de ter um remate bloqueado por Amadou Onana.
O extremo parecia então estar envolvido no primeiro golo do Arsenal aos 22 minutos, mas estava em fora de jogo antes de cruzar a bola para Eberechi Eze converter. Ainda não havia sinais de que o Aston Villa iria recuar, e uma jogada iniciada por Boubacar Kamara, demonstrando grande perspicácia, culminou com Declan Rice fazendo o mesmo para bloquear um remate venenoso de Matty Cash.
No entanto, não houve como parar Cash aos 37 minutos, quando Timber desviou o cruzamento de Pau Torres para o caminho do lateral-direito do Aston Villa, que rematou forte entre as pernas de Raya. As tentativas de Ben White e Rice foram defendidas com facilidade, enquanto os Gunners buscavam uma resposta rápida antes do intervalo.
Mikel Arteta respondeu com uma dupla mudança antes do reinício, e sua equipa dominou em busca do empate. Leandro Trossard já tinha visto um remate ser defendido e outro sair agonizantemente ao lado antes de marcar, sete minutos após a sua entrada, desviando a bola para o fundo das redes depois de Martínez ter defendido um passe de Saka.
Watkins foi impedido de marcar em várias ocasiões e Ian Maatsen rematou ao lado, com o Aston Villa a reagir bem ao empate. Ødegaard obrigou Martínez a fazer uma defesa sensacional e Kamara bloqueou a tentativa de Saka no canto seguinte, com o jogo a continuar a ser disputado com uma intensidade implacável, mantendo-se empatado.
Com o tempo a esgotar-se, Donyell Malen esteve muito perto de acertar no canto inferior, antes de Noni Madueke acertar na rede lateral, com o jogo aparentemente destinado a terminar empatado.
No entanto, o Villa Park explodiu com os segundos restantes, quando os anfitriões mantiveram a bola viva na área do Arsenal e Buendía manteve a calma no meio do caos para finalizar e garantir a sétima vitória consecutiva do Villa em todas as competições, levando-o ao segundo lugar na tabela da Premier League, à condição.
O Aston Villa fica apenas três pontos atrás do líder da liga, o Arsenal, cuja série de 18 jogos sem derrota em todas as competições chegou a um fim dramático.

