Manchester City 1-1 Everton

Apesar de o Manchester City estar a passar por dificuldades nos últimos tempos, a perspetiva de uma deslocação ao Etihad ainda seria, sem dúvida, assustadora para o Everton, e foi-lhes dado um forte lembrete disso mesmo nos primeiros cinco minutos, quando Joško Gvardiol rematou de cabeça contra o poste. Foi apenas um alívio temporário para os homens de Sean Dyche, que logo se viram em desvantagem quando a bola medida de Jérémy Doku na área encontrou Bernardo Silva, cujo esforço desviado passou pelo desesperado mergulho de Jordan Pickford e entrou no canto oposto.
A partir daí, voltar a entrar no jogo seria sempre complicado para os Toffees, mas Idrissa Gana Gueye estava a dar o seu melhor, rematando para as mãos do habitual suplente do City, Stefan Ortega. O campeão inglês não deu ouvidos ao aviso do Everton e não tardou a ceder a vantagem quando outro remate que os fez recuar; Iliman Ndiaye recebeu o cruzamento de Abdoulaye Doucouré no poste mais distante, depois de o City não ter conseguido afastar a bola, e rematou para o canto superior.
O Everton não podia dar-se ao luxo de ser complacente contra os campeões, e talvez essa mensagem não tenha chegado a Vitalii Mykolenko, que derrubou Savinho dentro da área logo após o recomeço. Mas a sorte do City era tanta que o habitualmente fiável Erling Haaland foi travado por Jordan Pickford num penálti, momentos antes de Gvardiol cabecear o ressalto para o seu lado. Apesar das dificuldades da sua equipa, Pep Guardiola precisou de esperar até aos 75 minutos para mexer no seu plantel, devido a um banco de suplentes bastante fraco, composto principalmente por jovens.
O primeiro suplente lançado foi Kevin De Bruyne, mas nem ele conseguiu mudar o rumo da partida para o City. Para piorar a situação de Pep Guardiola, Nathan Aké saiu por lesão no final do jogo, o que só veio aumentar a dor de cabeça para o treinador. O empate em casa com o Everton é mais um indício da queda do City nos últimos tempos, que não dá sinais de que a série de derrotas termine tão cedo, já que está temporariamente em sexto lugar. O cenário é mais positivo para o Everton, que perdeu apenas um dos seus últimos sete jogos, embora cinco tenham sido empatados, mantendo os Toffees em 15.º lugar na tabela da Premier League.
