Premier League: Brentford dá picada nas esperanças do título do Arsenal (1-1)

Lewis Potter fez o golo do empate
Lewis Potter fez o golo do empateGLYN KIRK / AFP

O líder Arsenal escorregou na corrida pelo título da Premier League ao empatar 1-1 com o Brentford, na 26.ª jornada, e viu o Manchester City a reduzir a distância para quatro pontos. Noni Madueke colocou a equipa de Mikel Arteta na frente, aos 61 minutos, mas Lewis-Potter fez o golo do empate do sétimo classificado, aos 71', antes de uma reta final frenética em que brilharam os guarda-redes.

Recorde aqui as incidências do encontro

Os londrinos enfrentaram o mais recente teste rigoroso às suas pretensões ao título contra um Brentford que surge como um verdadeiro candidato ao apuramento para as competições europeias. Com o Manchester City na perseguição após a vitória sobre o Fulham na véspera, os comandados de Arteta iniciaram a partida de forma atípica, com David Raya a ser obrigado a redimir-se de um corte displicente com uma defesa espectacular, impedindo o golo de cabeça de Igor Thiago à queima-roupa.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Os donos da casa mostravam um futebol muito convincente com a bola nos pés, e Dango Ouattara teve o azar de não encontrar um colega com um cruzamento traiçoeiro da direita. O Arsenal reagiu mais tarde, com um período de posse de bola consistente na área do Brentford, mas não guardará boas recordações desta primeira parte, uma vez que não conseguiu fazer um único remate à baliza até ao intervalo.

Só o duelo entre o Wolves e o Brentford, em dezembro, teve menos remates na primeira parte num jogo da Premier League esta época (três) do que os quatro registados esta quinta-feira. A equipa de Arteta estava ansiosa por reencontrar rapidamente o caminho da baliza e abriu o marcador pouco depois da hora de jogo. Piero Hincapié cruzou brilhantemente na esquerda para Noni Madueke, que se soltou de Rico Henry e cabeceou com força para o fundo das redes, sem hipóteses para Caoimhín Kelleher.

A resposta do Brentford ao golo sofrido foi encorajadora, e Keane Lewis-Potter deveria ter feito melhor depois de cabecear para fora ao segundo poste após o canto cobrado por Mathias Jensen. No entanto, marcou 10 minutos depois do golo de Madueke, empatando a partida. Sepp van den Berg desviou um lançamento lateral longo de Michael Kayode, e Lewis-Potter estava lá para cabecear ao segundo poste. A equipa de Keith Andrews parecia agora mais perto da reviravolta, com uma abordagem direta às bolas paradas a causar inúmeros problemas à defesa dos gunners.

Igor Thiago estava a causar muito incómodo e teve a reviravolta nos pés, mas essa oportunidade foi negada por um desarme espetacular de Cristhian Mosquera. Ambas as equipas procuravam a vitória num final de jogo eletrizante, com Thiago e Gabriel Martinelli a ficarem perto do golo nos últimos instantes, mas David Raya e Kelleher mantiveram-se firmes.

No final, os pontos foram divididos, proporcionando mais uma reviravolta nesta emocionante disputa pelo título. Este resultado será muito bem recebido pela equipa de Pep Guardiola, que está agora a quatro pontos dos líderes. Enquanto isso, o Brentford continua em grande fase na procura por um lugar nas competições europeias e mantém-se no sétimo lugar, a dois pontos do Liverpool.

Tabela da Premier League
Tabela da Premier LeagueFlashscore